Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Anvisa é cobrada para aprovação da Coronavac

Nesta quarta-feira (28), Dimas Covas, diretor do Intituto Butantan, voltou a reforçar a importância da aprovação rápida da vacina CoronaVac por parte da Agência Nacional de Saúde (Anvisa). Conforme Covas, a aprovação é um passo importante e o não-cumprimento de prazos atrasa o cronograma de fabricação.

"O Butantan tem trabalhado com senso de urgência do momento, desde o início quando começamos o processo de vacina. Cada dia conta", disse. "Temos urgência do momento e esperamos que a Anvisa se pronuncie autorizando que essa matéria-prima seja liberada. A nossa fábrica está pronta e só aguardamos essa liberação", completou o diretor.

Desde de setembro instituto aguarda pela liberação da Anvisa para produzir a CoronaVac

O instituto, que é responsável pela fabricação do imunizante produzido pela Sinovac no Brasil, já havia cobrado a Anvisa em outra ocasião. "Nossa previsão era para iniciar a [produção da] vacina do Butantan na segunda quinzena de outubro. Foi solicitado para a Anvisa em 23 de setembro a autorização para importação da matéria-prima da China. Ainda não saiu. Esse atraso pode ter efeito na produção da vacina", enfatizou.

A expectativa por parte do Instituto Butantan e do governo de São Paulo, é de que até o fim do ano, 46 milhões de doses da vacina estejam disponíveis para os brasileiros. O imunizante já está na terceira fase dos testes em humanos, com bons resultados nos exames anteriores.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias