Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Governadores se associam para discutir vacina contra covid-19 com OMS

Uma reunião com Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS) está sendo articulada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), para tratar sobre a vacina contra o coronavírus.

Com intuito de encontrar caminhos pelo Legislativo para garantir o desenvolvimento pleno das pesquisas em curso no Brasil e garantir a distribuição do imunizante, governadores se reunirão, na semana que vem, com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O Fórum dos Governadores escolheu Wellington Dias para ser o porta-voz nas articulações sobre a vacina. Dessa forma, a ideia é definir uma linha para o desenvolvimento da vacina no país que esteja alinhada com o trabalho da OMS em todo o mundo.

Impasse entre governadores e presidente

Apesar de ainda não existir uma vacina com eficiência cientificamente comprovada, no Brasil já existem ações judiciais e impasses envolvendo os estados e a federação.

Atualmente, os principais impasses são entre a obrigatoriedade ou não do medicamento e sobre o desenvolvimento e produção da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã, em São Paulo.

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido) é contra a imposição da vacina e afirma que não comprará a Coronavac, devido à sua nacionalidade. Entretanto, há chances de a Coronavac ser aprovada antes da vacina que está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a AstraZeneca, que tem o apoio do presidente.

Para os governadores, independentemente da origem, todas as pesquisas devem ser incentivadas pelo governo e o imunizante após aprovação deve ser distribuído para os brasileiros pelo Sistema único de Saúde (SUS).

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e Uol.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias