Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vacina da Oxford e AstraZeneca é aprovada pelo Reino Unido

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca foi aprovada nesta quarta-feira (30/12) pelo Reino Unido. Conforme a publicação do portal de notícias G1, está previsto para que as doses do imunizante seja aplicada a partir de segunda (4/1) e os grupos de risco terão prioridade.

Vale lembrar que o medicamento é o segundo aprovado no país, que inclusive já iniciou a vacinação contra Covid-19 com outro imunizante, nesse caso produzido pela Pfizer.

Aprovada pelo Reino Unido, a vacina de Oxford vem sendo testada no Brasil, e há um contrato de compra e transferência da tecnologia usada para a fabricação do medicamento. O imunizante será produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil.

Órgão de regulação do Reino Unido vão definir a dosagem da vacina da Oxford a ser aplicada

Mesmo com a aprovação da vacina de Oxford, o governo do Reino Unido, não deu detalhes de como será a dosagem aplicada, pois há uma dose inicial para ser aplicada e uma outra dose de reforço que aplicada depois de algumas semanas.

Vale ressaltar que nos estudos, os pesquisadores conseguiram identificar que as pessoas que tomaram uma dose menor do medicamento, conseguiram ficar mais protegidas da doença, em comparação com quem recebeu uma dosagem maior na primeira aplicação.

No entanto os estudiosos não conseguiram explicar até o momento a razão deste ocorrido, mas que a decisão fica a cargo das agências de regulação britânica sobre qual dose vai ser usada.

O governo do Reino Unido afirmou por meio de nota que a prioridade é aplicar a primeira dose de todas as vacinas autorizadas no país, e nos grupos de riscos aplicar as duas doses com um intervalo de tempo menor.

Na nota o governo britânico afirma que todos irão receber a segunda dose da vacina, 12 semanas depois da primeira.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias