Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

GO: Caiado diz que irá usar todas as primeiras doses da AstraZeneca

Nesta sexta-feira (22), o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), afirmou que utilizará todas as primeiras doses da AstraZeneca. De acordo com o político, serão poupados apenas 5% das vacinas.

Segundo Caiado, não será guardada a metade dos imunizantes como foi feito no recebimento da CoronaVac. A nova alternativa foi decidida pelo fato que a segunda dose só deve ser dada após 12 semanas. Até o fim do prazo definido Goiás já haverá ter recebido novas doses da vacina.

Conforme anunciado por Ronaldo, "hoje à noite deve chegar a carga de 2 milhões de vacina AstraZeneca da Índia". Ele ainda relata que as doses serão submetidas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E chegará em Goiás na próxima segunda-feira "cerca de 140 mil doses".

O Ministério da Saúde recomenda que 5% das vacinas sejam colocadas em uma reserva de emergência. Cerca de 90 mil goianos já estão recebendo a CoronaVac desde o início da semana.

Ismael Alexandrino, secretário de Saúde de Goiás ainda informa que 5% das doses devem ser reservadas para ajudar estados em situação crítica. O restante das doses serão usadas nos grupos prioritários de Goiás. "Dá para ampliar a vacinação dos profissionais de saúde e é provável que inicie-se a imunização dos idosos de acima de 80 anos. Vamos esperar ver o quantitativo exato para informar aos gestores as prioridades", pondera o secretário.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias