Home / Cidades

CIDADES

Vacinação contra covid-19 vai alcançar todos idosos que vivem em abrigos de Goiás

A vacinação contra a Covid-19, iniciada pelo Governo de Goiás na última segunda-feira (18/01), vai contemplar todos os idosos moradores dos 209 abrigos do Estado. São 130 entidades privadas sem fins lucrativo e 18 com, além de 61 públicas. A lista inclui as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou Casas-Lares, governamentais ou geridas por organizações sociais. Juntas, elas assistem a aproximadamente 5 mil pessoas com mais de 60 anos.

A imunização paras pessoas institucionalizadas começou na última quarta-feira (20/01) pela IPLI Apóstolo Tomé, de Goiânia. Cerca de 70 idosos foram vacinados. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) acompanhou a ação e dará suporte à Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela aplicação.

“É mais um benefício que o governa entrega para a população idosa, sobretudo neste período de pandemia. A primeira goiana a receber a vacina foi uma moradora de abrigo. A dose aplicada pelo governador Ronaldo Caiado, que é médico, em Maria Conceição, de Anápolis, reafirmou o zelo e a preocupação que temos com as pessoas da terceira idade”, observou a titular da Seds, Lúcia Vânia.

Goiás recebeu 183 mil doses do imunizante, quantidade que cobre 87 mil pessoas do grupo prioritário. Os trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência que vivem em instituições, além dos indígenas aldeados, foram elencados pelo Ministério da Saúde como os primeiros que devem ser vacinados. A segunda dose está programada para fevereiro.

A gerente de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa da Seds, Daniela Fernandes, acompanhou a campanha de imunização na ILPI de Goiânia. “É um sentimento de esperança, de renovação e de expectativa de que tudo vai melhorar”, disse ela.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias