Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Identificada variante britânica do coronavírus em moradores de Goiás

Nesta sexta feira (12), a Secretária Estadual de Saúde (SES) identificou uma nova variante do coronavírus. O vírus britânico foi encontrado em dois moradores de Luziânia e Valparaiso de Goiás. A pasta informou que os dois são parentes.

De acordo com a Superintendente em Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, ambos tiveram contato com uma pessoa que chegou recentemente da Inglaterra. A variante do Reino Unido recebeu o chamado de B.1.1.7. Segundo as informações ela tem uma capacidade de transmissão mais rápido. Porém, não há evidencias que cause a doença de forma mais agravada.

Amorim explicou que essa nova cepa tem importância epidemiológica por ser mais transmissível. "Mais do que nunca, agora é importante seguir as medidas de prevenção porque, quanto mais alta a chance de transmissão, maior é a chance de mutação, e mutações como esta", completa a superintendente.

Sobre a variante britânica

A revista "Nature Medicine", publicou na última segunda feira (8), um estudo sobre as vacinas desenvolvidas pelas empresas Pfizer e BioNTech. O g1 divulgou que 10 vacinas conseguiram, por laboratório, neutralizar três variantes do corona vírus, inclusive a do Reino Unido.

O g1 também pediu um posicionamento para o Ministério da Saúde, sobre as vacinas do Brasil. Com isso, o intuito é descobrir a eficácia da Coronavac e da Astrazeneca. No entanto ainda nenhuma resposta foi dada.

Goiás ultrapassa a marca de 300 mil infectados pelo Covid-19. Segundo o boletim divulgado Secretário Estadual de Saúde, ao todo 7.915 pessoas morreram com a doença. A vacinação começou no estado em 18 de janeiro e 164 mil doses já foram aplicadas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias