Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Brasil pode atingir pico de 5 mil mortes diárias por Covid-19

A Universidade Federal Fluminense (UFF), realizou uma pesquisa aponta um novo pico de mortes por Covid-19. O resultado aponta cinco mil mortes no Brasil em um único dia entre abril e início de maio. A projeção é do professor do Departamento de Estatística Márcio Watanabe, com base na sazonalidade da doença.

De acordo com o professor, as doenças respiratórias acontecem mais durante a época de outono e inverno devido uma série de fatores. Entre eles estão uma baia de imunidade natural do corpo humano, mudanças de comportamento e de ambientes fechados.

Os estudos apontam que há evidências de que a sazonalidade afeta a transmissão da Covid-19. Sendo assim, a tendência é a de que as contaminações cresçam em março a maio em países do hemisfério sul, em particular o Brasil.

"Aqui, o pico de óbitos será provavelmente em abril ou início de maio, valor de até cinco mil óbitos diários. O valor real do pico dependerá da velocidade da vacinação e das medidas de distanciamento adotadas", concluiu.

Contudo, ele vê um crescimento de casos no Brasil desde o fim do ano passado por conta do relaxamento das medidas de distanciamento social. Ele também acrescenta que a vacinação em massa deve ser intensificada. "Por exemplo, indivíduos de 50 a 60 anos são responsáveis por uma expressiva parcela das internações e óbitos, mas não estão relacionados como grupo de risco no plano nacional de imunização-PNI. Enquanto o país não vacinar esse grupo de pessoas, e também integralmente os idosos e aqueles com morbidades, ainda teremos um grande número de óbitos", conclui.

Segundo ele, essa identificação da sazonalidade da doença é fundamental para um correto planejamento das ações do poder público, que já poderia ter se antecipado ao aumento de hospitalizações e óbitos que têm ocorrido neste mês

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias