Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Covid-19: variante mais contagiosa está em Goiânia

Na última quarta feira (17), o Secretário Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso anunciou uma nova variante da Covid-19 em Goiânia. A cepa foi identificada em amostras colhidas de forma aleatória em pacientes de todas as regiões da capital. A variante P1, identificada pela primeira vez em Manaus já se encontra na maioria dos infectados das últimas semanas.

De acordo com Durval, 28 de 30 amostras testaram positivo para a variante. Ele afirma que apesar da pequena quantidade amostra, os dados mostram que essa nova cepa merece uma atenção maior. "Na hora que transformo essa amostragem de 30 para o cenário da capital e tenho 93% do achado, fica praticamente definida que seja essa cepa a predominante em Goiânia", declarou o secretário.

A P1 também foi encontrada em pacientes de Anápolis, Catalão e Águas Lindas de Goiás. Fúlvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, afirma que a variante está em estagio de transmissão comunitária no estado. Pedroso ainda afirmou que a variante tem maior poder de contagio em pessoas mais jovens.

"Hoje, o cenário mostra pessoas mais jovens em estado grave, isso é o reflexo dessa cepa mais agressiva. As pessoas devem se preocupar em saber que a gravidade da doença encontra-se em Goiânia", alertou o secretário.

Outra alerta que o Secretário faz é sobre a taxa de letalidade dentro das UTIs. Atualmente a taxa é de 50% dos casos, ou seja, de 300 pessoas internadas, 150 tem grandes chances de vierem a falecer.

O cenário da saúde pública se encontra caótico. A taxa de ocupação em UTI é de cerca de 99%, apenas uma vaga estava disponível para ocupação. A situação das enfermarias também está critica, uma vez que se encontra com 96% de leitos ocupados.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias