Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Prefeitura de Caldas Novas é invadida em protesto contra decreto que restringe abertura do comércio

Após a publicação de um decreto que limita o horário de funcionamento do comércio, um grupo de moradores de Caldas Novas invadiram a prefeitura da cidade nesta quarta-feira (3) para protestar contra a medida. O ato foi organizado pela Associação de Bares, Restaurantes e Músicos de Caldas Novas (Abracaldas) e teve a participação de empresários ligados à instituição.

O presidente do Abracaldas, Fabrício Arantes disse ao G1 que o protesto foi pacífico, em que os manifestantes pretendiam conseguir que o município volte atrás e não limite o horário de funcionamento do comércio.

A Prefeitura de Caldas Novas, afirmou em nota, que repudia a invasão do prédio do órgão. No comunicado, também ressaltou que o decreto tem como objetivo conter o avanço da pandemia na cidade, que na manhã desta quarta-feira não tinha nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponível (veja íntegra da nota ao final da reportagem).

O decreto que entrou em vigor nesta quarta, foi publicado no Diário Oficial do Município, na tarde de terça-feira (2). A medida que têm validade para os próximos sete dias, restringe o funcionamento das atividades profissionais, liberais, autônomas, industriais, e comerciais em geral das 6h às 18h.

Entre as atividades comerciais limitadas estão os bares, lanchonetes, restaurantes, distribuidoras de bebidas, lojas de conveniências, pizzarias, espetinhos, hamburguerias, pit dogs e similares. Além disso, o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas, em locais de uso público ou coletivo, também está proibido das 18h às 6h.

Para conter o avanço da doença, a prefeitura de Caldas Novas também instalou, no último dia 25 de fevereiro, uma barreira sanitária na entrada da cidade para controlar a entrada de turistas.

Até o momento, o município registrou 5.100 casos confirmados e 92 mortes pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Secretária Municipal de Saúde, na tarde de terça-feira (2).

Prefeito e filha internados com Covid-19

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra (Republicanos), de 53 anos, e a filha Lara Marra, de 25 anos, testaram positivo para a Covi-19 e estão internados em um hospital em Goiânia. A primeira-dama, Márcia Marra, de 42 anos, também está com a doença. Ela está em isolamento em casa, porém com a piora do quadro clínico a família também avalia interná-la.

O prefeito foi diagnosticado com Covid-19 no dia 15 de fevereiro. Ele e a filha foram transferidos na sexta-feira (26), em decorrência de uma inflamação nos pulmões para o Hospital Órion, na capital.

Nota Prefeitura de Caldas Novas

A Prefeitura de Caldas Novas repudia a invasão do prédio do órgão por parte de manifestantes, na manhã desta quarta-feira, 3. O grupo se posicionou contra o novo decreto que entrou em vigor hoje com medidas ainda mais restritivas de contágio contra a Covid-19. Eles chegaram a entrar na Prefeitura, mas em seguida saíram. Apesar do ato, não houve contratempo.

A Prefeitura de Caldas Novas esclarece que o objetivo do decreto é manter todas as atividades não essenciais suspensas a partir das 18 horas, por sete dias. Nesta-terça-feira, o Brasil registrou 1.726 mortes, em 24 horas , sendo um deles em nossa cidade. Com isso, o país bateu um novo recorde na pandemia com um total de 257,5 mil vidas perdidas para o coronavírus. Caldas Novas está com 100% da ocupação de UTIs lotadas, tanto para Covid-19 quanto para outras situações.

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias