Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Operação contra fura-fila em vacinações da Covid é realizada em Luziânia

O Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Luziânia, realizou na manhã dessa sexta-feira (09), a Operação Cura. A ação visa combater irregularidades na campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. Segundo o comando, o Poder Judiciário ordenou dois mandados de buscas domiciliares a profissionais de saúde que, de acordo com as apurações, teriam atuado de forma irregular, favorecendo outras pessoas a passar na frente nas filas de vacinações.

Segundo o Gepatri, "o esquema “fura-fila” revela a gravidade das condutas, que acabam prejudicando outras pessoas que, por estarem em grupos de maior risco, deveriam ser vacinadas antes, o que certamente evitaria centenas de mortes geradas pela pandemia que afeta toda a coletividade."

A Polícia Civil, por meio do Grupo Especial de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Luziânia.

Em depoimentos, uma das profissionais revelou que favorecia pessoas que não preenchiam os requisitos para serem vacinadas naquele momento. A operação ainda apreendeu objetos que serão uteis para as investigações, o que pode indiciar mais pessoas envolvidas no esquema criminoso.

Caso as profissionais sejam condenadas pela Justiça, elas poderão receber pena de mais de 13 anos de prisão, pelos crimes de peculato-desvio e de infração de medida sanitária preventiva.

Operação Cura investiga os profissionais de saúde

Além disso, os indivíduos que foram vacinados irregularmente também podem responder pelo crime de associação criminosa. Caso seja comprovado que os envolvidos sabiam que estavam sendo favorecidos, indevidamente, ao serem vacinados mesmo sem preencher os requisitos estabelecidos pela campanha de vacinação naquele momento.

Leia Também

Mais vídeos:

  • CORONAVÍRUS

    Após 107 dias internada, idosa vence a covid-19 no HCamp de Itumbiara e recebe alta

    Publicado sexta-feira, 26 de março de 2021 - 08:03

    / Atualizado sexta-feira, 26 de março de 2021

  • CORONAVÍRUS

    Governador Ronaldo Caiado é vacinado contra Covid-19

    Publicado terça-feira, 23 de março de 2021 - 07:33

    / Atualizado terça-feira, 23 de março de 2021

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias