Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Teste gratuitos para crianças e adolescentes são distribuídos em Goiânia

A partir de hoje (6) a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizará testagens para detectar covid-19 em crianças e adolescentes de 2 a 18 anos. Os exames são gratuitos e serão feitos a partir desta terça-feira 6 até o próximo sábado (10). A forma de atendimento é em drive-thru e não é preciso agendamento.

O local para testagens fica no Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia. Os testes podem ser feitos das 8h às 19h no meio da semana, e no sábado (10) a testagem acontece das 8h às 12h.

Se os interessados apresentarem algum sintoma de covid-19, esses não podem comparecer no local. Mas para aqueles que farão os testes, é preciso estar acompanhados dos pais ou responsáveis, e também apresentar o documento de identificação.

Antes do teste, os menores irão passar por uma triagem, onde os pais devem preencher um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. No caso dos adolescentes com 18 anos, deve ser preenchido o Termo de Consentimento.

O exame consiste em uma pequena amostra de sangue (um furo na ponta do dedo) retirada no momento da triagem. O resultado é liberado em cerca de 20 minutos, e caso seja positivo, a pessoa será encaminhada, de imediato, para outra triagem, para que seja feito um teste de antígeno rápido, coletado por meio de swab nasal (cotonete).

Com isso a ação do Governo de Goiás espera aplicar 5 mil exames gratuitos ao longo da semana. O objetivo é analisar os fatores associados à contaminação pelo vírus e realizar o rastreamento de contato para os casos positivos. Além de identificar e descrever as características sociais, demográficas e epidemiológicas de crianças e adolescentes.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias