Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Mundo vive apartheid de vacinas contra Covid-19, diz diretor da OMS

O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou na coletiva da segunda-feira (17), que a distribuição desigual de vacinas contra Covid-19 entre países ricos e pobres provoca um apartheid.

“Acho que irei um passo adiante e direi que não apenas o mundo está sob o risco de um apartheid de vacinas, o mundo já está em um apartheid de vacinas. Como vocês sabem os países de alta renda respondem por 15% da população mundial, mas têm 45% das vacinas, e os de rendas média e baixa somam quase metade da população mas recebem apenas 17% das vacinas mundiais, então a lacuna é realmente enorme”, disse.

Mais da metade das doses aplicadas globalmente haviam sido administradas apenas nos Estados Unidos e na China, até a semana passada.

Foram aplicadas em todo o mundo, mais de 1,2 bilhão de doses, sendo que 80% das aplicações foram realizadas em países de renda alta e renda média para alta, que incluem nações da Europa e também Brasil e México.

No continente africano como um todo, no entanto, tinham sido pouco mais de 20 milhões de imunizantes — menos de 2% do percentual global.

De acordo com dados da União Africana, até o dia 5 de maio quase 10 países e territórios da África ainda não haviam recebido nenhuma vacina. Tanzânia, Madagascar e Burkina Faso, estão entre eles.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias