Pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada aponta estudo
Redação DM
Publicado em 31 de maio de 2021 às 08:42 | Atualizado há 4 anos
A cidade de Serrana no interior de São Paulo foi a primeira do país a fazer uma campanha de vacinação em massa contra a Covid-19. E com base no que foi feito no município paulista, pesquisadores do Instituto Butantan fizeram um levantamento, no qual mostram a porcentagem necessária para que a pandemia possa ser controlada no Brasil.
No levantamento que foi mostrado na noite de ontem, 30, no Fantástico, os pesquisadores levaram em consideração diversos fatores. Entre eles estão a cidade de Serrana com 45 mil habitantes e a vacinação em longa escala no município do interior de São Paulo.
Conforme o levantamento feito, a cidade enfrentou uma onda de aumento de casos, mesmo antes de terminar a vacinação da população. Mas, no final de março e início de abril, houve uma mudança significativa, quando dois dos quatro grupos prioritários receberam a segunda dose da vacina. E no mês de abril a cidade notou uma queda no número de infecções em comparação com o mês interior e uma queda nas mortes por Covid-19.
Conforme a reportagem exibida, os números de casos confirmados e mortes pela doença tiveram queda, após todos os grupos tomarem ao menos a primeira dose da vacina. A pesquisa mostra ainda que para a pandemia ser controlada no país, é necessário que ao menos 75% da população seja vacinada contra a doença. Os números mostraram também, que as mortes em Serrana nesse período caíram 95%.
De acordo com o levantamento, houve uma queda de 80% nos casos sintomáticos, e as hospitalizações caíram 86% em Serrana. O estudo mostra ainda, que outros municípios vizinhos, ao menos 15 deles, tiveram aumento no número de casos da doença, enquanto Serrana caminhava na contramão com a vacinação em massa e registrando quedas expressivas.
*Com informações do G1
Leia também:
- Ford anuncia a chegada do Mustang Dark Horse no Brasil em 2025
- Daniel Vilela visita Aruanã e destaca investimentos na segurança de moradores e turistas do Vale do Araguaia
- Goiás aumenta produção de grãos em 17% e alcança 35,4 milhões de toneladas na safra 2024/2025
- Goiás vence Athletico-PR fora de casa e iguala pontuação do líder Coritiba na Série B; Tadeu celebra jogo 350
- Atlético-GO sai na frente duas vezes, mas sofre empate do Paysandu na Curuzu, em Belém