Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vacina com IFA brasileiro poderá sair em outubro

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade afirmou que a vacina totalmente brasileira poderá sair ainda este ano. Neste domingo (3), durante entrevista à CNN, ela declarou que instituição começará produzir o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA).

Para produzir a própria vacina da AstraZeneca/Oxford, a Fiocruz inicia neste mês a fabricação do IFA. Dependendo do andamento da produção, a vacina feita no Brasil começará a ser distribuída em outubro.

De acordo com Nísia, em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o cronograma será avaliado e tem previsão para o segundo semestre deste ano.

"O início [da produção do IFA] é agora em maio e temos que produzir vários lotes para validação controles. No entanto, o fato de nós termos tido essa avaliação [da Anvisa] e termos todas as condições técnicas, operacionais para produzir esse IFA nós vamos também estar trabalhando esse cronograma e suas etapas para ter um programa definitivo. A expectativa é que essa entrega seja feita no mês de outubro", conta a presidente da Fiocruz.

No momento, a instituição depende da Índia ou China para importação de insumos. Com a produção do IFA, o imunizante fabricada em Manguinhos, no Rio de Janeiro, se tornará totalmente nacional.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias