Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

0,1% dos vacinados morreram com Covid-19 em Goiás

0,1% das pessoas vacinadas em Goiás morreram em decorrência da Covid-19 em Goiás. Os dados são referentes ao grupo de 1 milhão de pessoas vacinadas no estado, que tomaram as duas doses do imunizante ou dose única até o dia 3 de agosto. Os números mostram que desse total, 1.098 pessoas morreram em Goiás, mesmo após serem vacinadas. Os dados dão conta também que 3,2 mil, ou seja, 0,3% foram hospitalizadas após testarem positivo para o vírus e 4,5% tiveram casos leves da doença, o que representa 47,9 mil pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, esse número mostra que a vacinação é um sucesso, e que todos os imunizantes aplicados em Goiás apresentam uma eficácia com mais de 60% com a aplicação das duas doses e que elas além de protegerem são seguras. “Não deixem de se vacinar, essa uma estratégia de proteção individual, mas também coletiva, pois quanto mais temos pessoas vacinadas, o risco de quem não se vacinou diminui”, declara.

Os números mostram que em Goiás ao menos 95% dos habitantes com mais de 70 anos estão completamente imunizados; entre 60 e 69 anos esse número chega a 84% e pessoas com 59 anos ou menos, os dados mostram que a cobertura vacinal está abaixo dos 20%. Quando se fala da primeira dose, os números mostram uma queda na população idosa, e que essa é puxada pela diminuição na idade para se vacinar.

Secretário de Saúde reforça importância de se tomar a segunda dose da vacina

Quando os dados são observados em pessoas com idade entre 30 e 39 anos, a taxa de vacinação chega a 60% das mulheres e 51% dos homens que já tomaram pelo menos uma dose de alguma imunizante. Vale ressaltar que em diversas cidades de Goiás, a aplicação das vacinas já ocorre em pessoas com menos de 30 anos, haja visto a capital Goiânia que passou a vacinar pessoas a partir dos 28 anos, desde a última segunda-feira, 9.

De acordo com o secretário de saúde, a maioria das pessoas que precisou de internação ou morreu, tinha alguma comodidade ou era idosa e já tinha alguma fragilidade no organismo. Ismael Alexandrino reforçou o pedido para que a população possa tomar a segunda dose da vacina contra a doença.

“Temos 214 mil pessoas com a segunda dose em atraso, elas não estão totalmente imunizadas, e também estão colocando a vida de terceiros em risco”, comenta. Inclusive a orientação do próprio titular da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) é para que os municípios guardem essas vacinas, para que essas pessoas possam tomar essa dose que está em atraso.

*Com informações do O Popular

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias