Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Máscara de pano reduz proteção contra Covid-19

O uso de máscaras é de suma importância para evitar a transmissão da Covid-19, e as máscaras de pano são as mais populares entre os brasileiros.

Porém, de acordo com o presidente da Sociedade de Infectologia do Distrito Federal, José David Urbaez, as proteções feitas de pano não devem ser utilizadas em ambientes fechados, como no transporte público e academia, já que o tecido não filtra as partículas transmitidas por aerossóis.

“Elas foram muito importantes no início da pandemia, uma vez que não tínhamos barreira para as secreções respiratórias, e fizeram a diferença para diminuir a transmissão. Naquele momento, entretanto, as pessoas viviam oportunidades de isolamento maiores, o que não acontece hoje. Em locais fechados e mal ventilados, as máscaras de pano perdem quase que completamente o efeito protetor”, afirma o infectologista.

Urbaez sugere que os cuidados devem ser redobrados devido ao retorno das atividades presenciais, sendo as máscaras PFF2/N95 as mais inidicadas, que possuem alta capacidade de filtragem e podem ser reutilizadas.

Estudos internacionais indicam que as máscaras profissionais são capazes de evitar transmissão em lugares mais fechados e sem distanciamento.

Contudo, para Urbaez, as máscas de pano podem ser utilizadas em ambientes abertos, como parques, por exemplo, porém devem ser substituídas no uso diário.

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias