Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Passaporte de Vacinação: como obter para comprovar imunização

Após completar o esquema vacinal contra a Covid-19, é possível emitir o Passaporte de Vacinação que comprova a imunização. O processo pode ser feito por meio do aplicativo oficial do Ministério da Saúde "Conecte SUS", disponibilizado em smartphones Android e IOS, em português, espanhol e inglês.

O Passaporte de Vacinação é obrigatório para acessar alguns ambientes no Rio de Janeiro e São Paulo, e o certificado pode ser utilizado, inclusive, para entrar em alguns países. Alguns municípios brasileiros também começaram a exigir o documento em certos locais, podendo ser apresentado, por vezes, a caderneta de vacina ou um papel timbrado da secretaria municipal de saúde.

Além do aplicativo é possível acessar o Conecte SUS pelo site conectesus.saude.gov.br. No entanto, é necessário ter uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada no site de cadastro.

Conforme o Ministério da Saúde, as informações de vacinação são enviadas pelos estados e municípios por intermédio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O certificado também mostra dados específicos como o tipo de imunizante que o paciente recebeu, lote, profissional responsável e instituição de saúde.

Certificado de Vacinação Covid-19
Conecte SUS

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias