Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Famílias aliviadas com vacina infantil

Só a partir de hoje, as crianças de 5 a 11 anos de Goiás vão poder receber a dose pediátrica da Pfizer, enquanto o restante da família já recebeu alguma imunização. A chegada da vez dos pequenos está trazendo mais alívio e segurança às famílias voltarem à vida normal e, sobretudo, para levá-los para escola.

A empreendedora Yraima Macedo, moradora de Aparecida de Goiânia, não vê a hora de ter nas mãos o comprovante de vacinação do filho Heitor, de 8 anos. Pois, no decorrer da pandemia, sempre esteve preocupada com o fato de que nos locais onde leva o garoto, a maioria das crianças não usa máscara.

A chegada da vacina a deixou mais tranquila em saber que a família toda estará protegida, principalmente, contra os casos graves da doença. Porém, ressalta que continuará usando as mesmas medidas de segurança contra o Covid-19. “Heitor vai continuar de máscara, com álcool em gel sempre por perto e vacinado”.

Para ela, todos os pais devem procurar vacinar seus filhos, para que haja a possibilidade de retomar a vida normal, como trabalhar, viajar e deixar os filhos na escola com tranquilidade. “Vacina é a solução, a salvação para que não tenhamos mais esse estágio de pandemia. Todos devem se vacinar! Fazemos isso há anos baseado na ciência e não vejo nenhum argumento que me impeça de vacinar o meu filho. Aqui o orgulho é carteira de vacinação completa”, diz.

Das três filhas da vendedora Míriam Dias, que vive em Goianira, Brenda, de 10 anos, é a única que ainda não se vacinou. Mas assim que estiver disponível para a faixa-etária da menina, a vendedora vai prontamente humanizá-la.

“Crianças dessa idade, por mais que batemos na tecla, não seguem certinho os protocolos de segurança. Com a vacina me sinto mais tranquila de mandá-la para a escola e voltarmos, seguindo os protocolos, com nossa vida normal. Estamos vendo claramente o resultado da vacina no número de casos graves e mortes”, argumenta.

No interior
No Ministério da Saúde, a recomendação foi de que a vacinação infantil desse prioridade para crianças portadoras de comorbidades e deficiência permanente. Já a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES- GO) aconselhou que a vacinação nos municípios que começassem por faixa-etária decrescente. Assim, cada município seguiu diferentes formas de atender às prioridades.

Aparecida de Goiânia decidiu seguir as orientações da SES-Go e Ministério da Saúde e vai vacinar crianças de 11 anos e aquelas com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas de 5 a 11 anos. De segunda à sexta-feira, a vacina na Central de Imunização será das 8h às 18h e sábado das 8h às 12h. Nas UBS's o horário é das 8h às 16h. Não será preciso agendamento. Não será preciso agendamento, mas obrigatório apresentar laudo médico.

Trindade seguirá o mesmo modelo de vacinação, que também não será preciso agendamento e vai acontecer nas oito UBS's do Centro e sete da região Leste da cidade, das 8h às 12h. Deve-se, além do laudo médico da comorbidade, apresentar comprovante de endereço.

Em Rio Verde, vai poder vacinar nesta segunda-feira (16), qualquer criança com idade entre 5 a 11 anos que faça parte do grupo prioritário. Na terça-feira (18) e quarta-feira (19), as crianças com 11 anos e sem comorbidades também serão vacinadas. Os pais deverão fazer o cadastro no site da prefeitura e o local de vacinação será apenas nas clínicas Benjamin Spadoni, das 8h às 16h.

Em Anápolis e Senador Canedo vão seguir a vacinação por faixa-etária. Anápolis, ocorre na UniEvangélica, das 8h às 16h, para crianças de 11 anos. Será necessário fazer cadastro. Já Senador Canedo vai começar atender crianças de 10 e 11 anos. De segunda-feira (17) a quarta-feira (19), os atendimentos serão na UBS Uirapuru. Na quinta-feira (20), na Flor do Ipê e sexta-feira (21), na UBS Flor do Ipê da Vila Galvão. As UBSs funcionarão das 8h ás 17h e será necessário apresentar comprovante de endereço.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias