Estados Unidos mudam cronograma de retirada de tropas do Afeganistão

Tropas vão permanecer até 2016

diario da manha

Os Estados Unidos vão manter a tropa de 9,8 mil soldados no Afeganistão até o final deste ano, em vez de reduzir para 5,5 mil como a Casa Branca havia anunciado. A mudança de planos foi informada hoje (24) pelo presidente americano, Barack Obama, após encontro em Washington com o presidente afegão, Ashraf Ghani.

“O cronograma para a retirada das tropas continua até 2016, nós só desaceleramos o plano inicial”, explicou Obama. O pedido para manter o número atual de militares foi de Ghani. Ele destacou a necessidade da manutenção do apoio dos Estados Unidos para manter a estabilidade no país.

O efetivo de americanos é 9,8 mil soldados no Afeganistão, que treinam o exército do país, com apoio de 3 mil homens da Organização do Tratado do Atlântico Norte. A administração de Obama havia planejado reduzir o número de militares para 5,5 mil até o fim desde ano, até a retirada total em 2016.

Ghani disse a Obama que a redução imediata poderia comprometer a segurança e desestabilizar as forças afegãs, em relação aos grupos opositores Talibã e Al-Qaeda.

Comentários