Home / _

_

Centenas pedem em Caracas libertação de presos políticos

CARACAS — Centenas de pessoas ocupam as ruas do centro de Caracas neste sábado, numa manifestação liderada pelas mulheres dos presos políticos Leopoldo López, que está em greve de fome há 27 dias, e Daniel Ceballos. Lilian Tintori e Patricia Ceballos empurram cadeiras de rodas de manifestantes em greve de fome solidários aos detidos e pedem a libertação dos presos. Eles gritam “Liberdade, Liberdade”, “Sim, é possível” e “Força, força, força”. Os manifestantes também cantaram o Hino Nacional da Venezuela.

As mulheres dos políticos presos convocaram um dia de jejum nacional em apoio aos opositores detidos. em todo o país, mais de 90 pessoas já estão em greve de fome em solidariedade, contabiliza a oposição. Lilian fez um apelo dramático ao presidente Nicolás Maduro. Ela disse temer pela vida do marido. Ontem, ela esteve no presídio de Ramos Verde, mas foi impedida de entrar com o médico da família.

— Por piedade, liberte Leopoldo e Daniel. Eu temo pela vida do meu marido — disse, durante a manifestação em Chacao, na capital venezuelana.

O carro de som que acompanha os manifestantes reproduz os discursos de Leopoldo López. E no palanque, políticos de partidos opositores discursam:

— O povo está cansado de filas, de humilhação e de violência. O povo exige mudanças já — afirmou o político José Guerra, diante de cerca de 300 pessoas, segundo números da polícia.

Muitos dos participantes eram pessoas em greve de fome: alguns com máscaras para evitar contrair infecções, enquanto os mais debilitados eram levados em cadeira de rodas.

— A solidariedade está se alastrando por toda a Venezuela — disse Christian Manrique. — Já somos 90 em greve de fome. Não vamos desistir até que se definam as datas das eleições e a participação de observadores internacionais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias