Home / _

_

Fiscalização derruba dez casas erguidas em área de preservação de Arraial do Cabo

RIO - Dez casas que estavam sendo construídas na areia da praia do distrito de Monte Alto, no município de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, foram demolidas na manhã desta quarta feira numa operação da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente, com o apoio de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e da Prefeitura de Arraial do Cabo. As casas estavam sendo erguidas na areia da praia, dentro do Parque Estadual Costa do Sol, unidade de proteção da biodiversidade do Rio.

Segundo o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, os lotes na areia da praia foram demarcados com piquetes e arames, e aguardavam o momento adequado para iniciarem a construção rapidamente. Ele conta que em três ou quatro dias, a construção irregular é levantada com o chamado "kit invasão", formado por paredes de tijolos e telhas de amianto.

— Recomendo que as pessoas não gastem tempo e dinheiro, tentando construir em áreas protegidas pelo estado. “As casas serão destruídas e os responsáveis perderão todo o investimento — alertou o coordenador.

Criado em abril de 2011, com dez mil hectares, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange os municípios de Búzios, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, incluindo em seus limites a Restinga de Massambaba, lagoas, lagunas e 15 ilhas costeiras. A unidade exerce importante papel na preservação de ecossistemas incluídos entre os mais ameaçados do estado, como restingas e áreas úmidas (brejos, lagoas e lagunas), além de uma rara formação vegetal, na Serra das Emerências, em Búzios. Também estão protegidas pelo parque regiões de mangues, floresta, cordões arenosos costões rochosos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias