Home / Cotidiano

COTIDIANO

Batuíra pede doações

Com 66 anos atendendo pacientes em tratamento com transtorno mental e alcoolismo, o Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental se manteve por quarenta anos de forma voluntária. Desde 2002, o instituto passou a ser conveniado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e esse ano está enfrentando problemas financeiros. Atualmente, possui 123 pacientes precisando de ajuda com a doação de alimentos e até com produtos de higiene pessoal e limpeza.

A unidade foi criada por um grupo de pessoas espíritas cujo principal objetivo era desenvolver atividades assistenciais a mulheres portadoras de desequilíbrio mental. Nos 40 anos funcionou apenas com o auxílio de sócios e pessoas da comunidade. Atualmente conta também com ajuda de doadores mensais.

A diretora administrativa da unidade, Nívea Teixeira da Silva Haas explica que a grande dificuldade financeira se deve ao valor repassado pela Ministério da Saúde, por meio do SUS, por diária: “Há 10 anos não tem reajuste  e com isso, passamos por dificuldades financeiras.”

Campanha

Em razão dos problemas enfrentados, a diretora conta que começaram a fazer campanha com pedidos de doação para interessados, voltado também para entidades e empresários. A ação busca a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes com o fornecimento de produtos de higiene pessoal, alimentos e produtos para manter a limpeza adequada para eles. “Toda ajuda será bem vinda”, completa Nívea Haas.

O instituto está com todos os leitos preenchidos, os pacientes tem idade entre 18 e 60 anos e recebem tratamento de médicos, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e enfermeiros. Também contam com cinco refeições diárias, acompanhadas por nutricionista. Desde o ano de 2002, profissionais realizam acompanhamento em grupo com os ex-pacientes. São todos atendimentos gratuitos, com a média de 15 pacientes por semana.

A entidade também faz um bazar para auxiliar nas despesas. Os interessados podem doar ou comprar algum produto para ajudar. São roupas, sapatos, acessórios, presentes e decoração, além de eletrônicos e eletrodomésticos.

Saiba mais


O que o Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental precisa:café, macarrão, extrato de tomate, carnes, frango, feijão, óleo vegetal, bolacha, açúcar, alho, cebola, chás, frutas, leite, produtos de higiene pessoal, roupa, enxoval e copos descartáveis.

Como ajudar:

As doações podem ser entregues diretamente na instituição, no endereço: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO. Informações pelo telefone: (62) 3281 0655.

Ala Irmã Scheilla, do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental que atualmente atende 123 pacientes

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias