Home / Cotidiano

COTIDIANO

Heróis de Botequim, realizará show beneficente para arrecadar água potável para cidades mineiras afetadas pelo rompimento das barragens

Grupo Heróis de Botequim faz show beneficente para arrecadar água potável para atingidos (Foto: Divulgação)

A tragédia pelo rompimento das barragens Fundão e Santarém da mineradora Samarco, no último dia 05, no estado vizinho Minas Gerais tem sensibilizado pessoas pelo país inteiro. O grupo goiano de samba de raiz Heróis de Botequim, realizará show beneficente para arrecadar água potável para cidades mineiras afetadas pelo corte no fornecimento depois da captação no Rio Doce ser interrompida por causa da contaminação pela lama e rejeitos.

De acordo com Guilherme Noleto, vocal e cuíca do Heróis de Botequim, a ideia do grupo surgiu na madrugada de sábado (14) para domingo (15). “Achamos que todos, todas as empresas e a população deve se engajar. Vidas foram tiradas e todo um ecossistema desapareceu, morreu. Isso é muito triste’’, afirma.

Os músicos se dizem sensibilizados, não somente com o drama humano dos vizinhos de estado, mas com o dano ambiental provocado pelo rompimento das barragens.  “Queremos arrecadar água para ajudar a suprir um pouquinho da demanda. Mas sabemos que o que aconteceu foi um crime, e vamos cobrar da justiça brasileira punição para os criminosos. Se todos fizermos um pouquinho, unidos faremos muito’, completa Guilherme.

O integrante do Heróis de Botequim explica que o ingresso para o show será água potável. “Estamos definindo uma quantidade de água que fique legal para as pessoas transportarem. E entramos em contato com autoridades para termos suporte na logística do material recebido”, conta Guilherme.

A data e local do show ainda não foram definidos. O grupo vai divulgar através das redes sociais Facebook (Heróis de Botequim) e Instagram (@heroisdebotequim) ainda hoje (16). ‘Pedimos ajuda de todos para fazermos uma linda festa de solidariedade’’, conclui Guilherme.

Governador Valadares

Em razão dos rejeitos chegarem ao leito do Rio Doce em Governador Valadares, cerca de 280 mil habitantes estão sofrendo com a falta  de água. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel afirmou que o abastecimento de água deve ser retomado hoje (16), após tratamento.

A Samarco se comprometeu a instalar estação de tratamento de água móvel na cidade. Duas estações de tratamento desativadas, começarão a captar água dos rios Suassuí Pequeno e Suassuí Grande, na terça-feira (17) e na sexta-feira (20). Mas, abastecimento continuará sendo feito por meio de carros-pipas.

Tragédia

Foram despejados cerca de 62 milhões de metros cúbicos de lama com rejeitos de minério e água em Mariana (MG). O distrito mais atingido foi de Bento Gonçalves que ficou destruído, a população desabrigada e até a tarde de ontem (15) foram registradas sete vítimas fatais. Os rejeitos também afetaram a cidade de Barra Longa, além de outros distritos de Mariana como Águas Claras, Ponte do Gama, Pedras e Paracatu.

Em nota divulgada pela mineradora Samarco, que pertence a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, ainda continuam desaparecidos 15 pessoas, entre eles nove funcionários da Samarco e seis moradores. A equipe de resgate encontrou quatro corpos que ainda estão aguardando identificação.

Em relação ao resgate de animais em Bento Gonçalves, equipes de bombeiros estão fazendo esse trabalho e também acompanhando o trabalho de máquinas para retirada de entulhos e detritos. Nas regiões de Ponte do Gama e Barra Longa continuam as atividades de busca e varredura ao longo do Rio Gualaxo, com ajuda de cinco cães farejadores. No Rio Doce, os trabalhos se estendem até a Represa de Candonga.

Suspenso donativos

A Prefeitura de Mariana agradece a solidariedade de todo o país, mas suspende temporariamente o recebimento de donativos para fazer o levantamento da quantidade de itens doados e apuração se os mesmos atendem as necessidades da população de Bento Gonçalves. A prefeitura cita que a medida é para evitar desperdícios. Já as doações em dinheiro continuam sendo mantidas em contas abertas veiculadas à prefeitura, com ajuda de um conselho gestor com representantes de diversos setores da sociedade civil para dar transparência a ação.

O trabalho voluntário ainda é de extrema importância para a triagem de doações já recebidas. Em caso de restabelecimento da campanha será divulgada nota oficial da prefeitura de Mariana. Os interessados em fazer doações devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias