Home / Cotidiano

COTIDIANO

Zuckerberg pede que usuários não deixem ‘minoria de extremistas’ espalhar o medo

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, pediu que os membros da rede social não deixem que os ataques terroristas em Paris e na Nigéria espalhem o medo sobre o mundo.

Em uma mensagem postada no Facebook, Zuckerberg disse que os usuários não devem “deixar que uma pequena minoria de extremistas os tornem pessimistas sobre o nosso futuro”, e afirmou que a empresa está “empenhada em fazer a nossa parte para ajudar as pessoas em mais uma dessas situações”.

A mensagem foi publicada logo depois que o Facebook ativou o recurso “Safety Check”, de verificação de segurança, pela segunda vez em uma semana, depois que um atentado suicida de militantes do Boko Haram matou 32 pessoas e deixou 80 feridas na Nigéria. Até a semana passada em Paris, o “Safety Check”, ferramenta que permite que usuários do Facebook em determinadas áreas avisem aos amigos e parentes que estão seguros, só havia sido ativado em resposta a desastres naturais.

“Depois do ataque em Paris na semana passada, nós tomamos a decisão de usar o “Safety Check” para eventos tão trágicos como este daqui para frente. Estamos trabalhando rapidamente para desenvolver critérios para a nova política e determinar quando e como este serviço pode ser mais útil”, informou Zuckerberg. “Infelizmente, este tipo de evento é muito comum, então eu não vou postar sobre todos eles. A perda de vidas humanas em qualquer lugar é uma tragédia, e estamos empenhados em fazer a nossa parte para ajudar as pessoas em mais uma dessas situações”.

O Facebook introduziu pela primeira vez a verificação de segurança em outubro de 2014, mas sua gênese ocorreu após o terremoto e o tsunami de 2011 no Japão. O recurso também foi ativado após os terremotos recentes no Afeganistão, no Chile e no Nepal.

Pelo menos 32 pessoas foram mortas por uma explosão em um mercado em Yola, na Nigéria, na terça-feira à noite. Acredita-se que o ataque tenha sido organizado por militantes do Boko Haram.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias