Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pirenópolis alagada

  • O Rio das Almas transbordou pela primeira vez em quase 30 anos, o que causou o desmoronamento de uma casa.
  • Uma mulher teve que ser resgatada pelos bombeiros após seu carro rodar e ela se agarrar em uma árvore


Na madrugada de ontem (27), a cidade histórica de Pirenópolis, no interior do estado, à cerca de 130 quilômetros de Goiânia, foi atingida por um temporal que provocou a cheia do Rio das Almas e do Córrego Lava Pés. A enchente deixou ruas alagadas, estragou as vias públicas, além de ter assustado bastante os moradores.Jussany Lobo, 36, empresária, mora na Rua Nova, que fica no centro histórico da cidade, e em entrevista ao Diário da Manhã, conta que acordou por volta das duas da manhã com barulho de gotas grossas de chuva, que se intensificaram rapidamente.

“Foi muita água, a chuva foi bem forte, o barulho era ensurdecedor. Relampeou e trovejou muito. A chuva durou muitas horas. Em alguns momentos parecia que ia abrandar, mas ela voltava com força novamente. Quando eu abri a janela para dar uma olhada levei um susto, pois a rua estava alagada, tinha virado um rio com mais de dois palmos de altura. Não tinha como andar na rua”, conta Jussany.

Ela conta que quando o dia clareou, os amigos e parentes começaram a ligar e mandar mensagens no whatsapp avisando acerca da proporção dos danos causados pela enchente. “Ficamos sabendo de vários estragos. Muros caíram, uma pousada foi invadida pela água, a ponte perto da Pratinha rodou, a casa de um conhecido nosso foi levada pelo rio, carros de conhecidos rodaram e deram perca total. Uma senhora tentou atravessar de carro uma área que estava coberta pela água e o carro rodou, ela conseguiu sair do carro e agarrar em uma árvore, mas se cortou toda com arame. Agora nós estamos nos juntando para fazer uma campanha para ajudar o senhor que perdeu a casa”, conta Jussany.

O quintal da casa de Jussany alagou, mas a casa não sofreu nenhum dano. Ela conta que só por volta das 8h da manhã a água, que atingiu cerca de um palmo, começou a abaixar e o quintal voltou a ficar transitável. Mas na rua o estrago foi grande. “Saí na rua de manhã e a impressão que eu tive foi que passou um furacão. Muitas árvores e muros caídos, muita sujeira”, conta ela.

Jussanny informou que as aulas foram canceladas em muitas escolas e que a maioria das casas da cidade estava sem água, visto que foi grande a quantidade de canos que ficaram danificados.  Mas, segundo Jussany, a prefeitura começou logo pela manhã o trabalho de recuperação dos danos causados pela chuva.

“Os comerciantes tiveram grandes prejuízos também. Agora eles estão limpando seus estabelecimentos com pás e enxadas e tentando recuperar suas mercadorias. Eles estão arrasados, pois perderam muita coisa. A parte perto do rio, que é mais turística da cidade, está em clima de pesar, todos tristes, mas estão trabalhando pra recuperar, até porque o carnaval está chegando”, explica Jussany.

Cidade em alerta


A assessoria de comunicação da prefeitura de Pirenópolis informou que essa é a primeira vez desde 1989 que o Rio das Almas transborda, mas que a população está tranquila, apesar de abalada.Segundo a prefeitura, a cidade está em alerta, já que a previsão é de chuva para os próximos dias, mas os estragos causados pela chuva da madrugada do dia 27 não foram graves e não houveram vítimas, pois os moradores que tiveram as casas invadidas pela água conseguiram abandonar o local em segurança.

A Região da Pratinha, da Feira de Quintal, as proximidades do Córrego Lava Pés (que também transbordou), Vila Matutina, a Rua Direita e a Rua do Lazer foram algumas áreas que, segundo a assessoria da prefeitura, foram atingidas por alagamentos e sofreram danos.Na tarde de ontem, o Rio das Almas estava com o volume praticamente normalizado, embora a água estivesse turva e a correnteza mais forte que o normal. A chuva havia cessado, mas o clima ainda estava basante nublado.

A Defesa Civil está avaliando os danos causados pelo temporal e monitorando a cidade, juntamente com a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, que isolou algumas áreas consideradas de maior risco. A prefeitura está trabalhando para retirar a lama, limpar a cidade e reconstruir o calçamento das ruas, feito de pedra.

O senhor que teve a casa levada pelo rio, ainda segundo a assessoria da prefeitura, não sofreu ferimentos, está na casa de parentes e está recebendo todo o suporte necessário da prefeitura e a solidariedade dos moradores. Ontem o dia foi de trabalho árduo, pois o foco dos moradores e comerciantes agora é recuperar os estragos e limpar a cidade.

Representantes da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) estiveram em Pirenópolis na manhã de ontem de modo a avaliar os danos. A organização irá doar cobertores, alimentos, leite integral, fraldas e enxovais de bebê. Além disso, a Agehab auxiliará financeiramente moradores que tiveram suas casas atingidas pela enchente e o município no trabalho reconstrução das vias públicas, obra que será acompanhada por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Mulher ilhada


O Tenente Cordeiro, do Corpo de Bombeiros local, informou à reportagem do Diário da Manhã que receberam diversas ocorrências de alagamentos em casas e lojas em vários pontos da cidade, além do arrastamento de carros.

Um dos carros arrastados estava ocupado por uma mulher de 29 anos que conseguiu sair de dentro do veículo e se agarrar em um árvore. Ela ficou ilhada por alguns minutos e o resgate foi bem sucedido.

Segundo Cordeiro, os danos materiais foram diversos, embora não sejam graves e a população está calma e trabalhando na recuperação.

Rio das Almas ainda apresentava águas turvas e correnteza forte na tarde de ontem (Fotos: reprodução whtsapp)

Enchente invadiu casas e pousadas do centro histórico da cidade

Parte da ponte da Rua Direita foi levada pelas águas

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias