Home / Cotidiano

COTIDIANO

Operação bacalhau: veja como fazer a iguaria da Páscoa

O peixe é o maior símbolo da Páscoa. Conforme a tradição cristã, alguns dos apóstolos de Cristo eram pescadores profissionais. Não obstante, os primeiros cristãos faziam questão de usar o peixe dentre os símbolos da nascente religião.
No passado, era comum usar o peixe para comunicar esperança e fé. Por isso os primeiros cristãos apresentavam uma ação em comum: presenteavam uns aos outros com peixes. Em plena Semana Santa, após a operação da Polícia Federal contra a carne vermelha, eis que os peixes ganharam ainda mais protagonismo.
O Procon Goiás informa que  existe a previsão de que as vendas tenham um aumento de 30% nestes dias, já que as consequências da operação foram irreversíveis e derrubaram a carne vermelha. Em 2016, o aumento da procura foi discreto: 6%.
O problema para as vendas serem ainda maiores é o preço. A inflação oficial (IPCA/IBGE) dos últimos 12 meses marca 4,75%. Por sua vez, o pescado chega a ter a majoração de 10,69% no mesmo período. A principal diferença de valores pode ser encontrada com o quilo do bacalhau do Porto. Ele varia de R$ 45,90 a 179,90.

Outros levantamentos também confirmam o preço elevado. Apesar da alta maior ocorrer no preço do chocolate (12,61% em um ano),  o pescado chegou a 9,28%,  de acordo com o  levantamento nacional realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP). A busca pelo bacalhau tem ocorrido de forma sistemática em cada supermercado de Goiânia.  O bacalhau no forno e o filé de peixes com batatas são duas das interferências na cozinha que revela que estamos na Páscoa.

Quaresma
Conforme o médico Antônio Fernando Vasconcelos, é preciso comprar o peixe com atenção. Uma das dicas inclui o observar a conservação: “O comprador deve verificar se o peixe está bem conservado. Ele deve estar coberto e com gelo”.  O médico, que sempre prepara um bom bacalhau em casa, informa que ele apresenta baixo nível de colesterol. “E o melhor: é rico em ferro, magnésio e fósforo. Não é à toa que bacalhau é um dos alimentos mais consumidos durante a quaresma e a Semana Santa”.
A orientação nutricional é de que as pessoas usem o bacalhau não apenas na Semana Santa. Mas durante todo o ano. Este peixe contém gorduras consideradas saudáveis, caso o ômega-3 e ômega-6. Tais nutrientes são considerados fundamentais para reduzir o LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos. Por sua vez, ele tem o “poder” de aumentar o HDL (colesterol bom). De imediato, o consumo deste alimento melhora a circulação e atua na função cardiovascular. Os médicos indicam ainda a alimentação para combater doenças inflamatórias, autoimunes e câncer.

SANTO BACALHAU

O pescado tradicional da Semana Santa


Ingredientes.

  • 1 1/2 kg de bacalhau já dessalgado, limpo e desfiado em lascas grandes.
  • 6 tomates maduros.
  • 1 pimentão verde fatiado.
  • 2 cebolas.
  • 1 xícara (chá) de azeite.
  • 6 batatas fatiadas.
  • Azeitonas verdes e pretas a gosto.

Como preparar a bacalhoada tradicional


Primeiro passo.

Em uma vasilha de tamanho adequado, misture o bacalhau, 2 tomates picados, as azeitonas, o pimentão, 1 cebola picada e metade do azeite.

Segundo passo.

Misture tudo muito bem e coloque em uma forma refratária.

Terceiro passo.

Por cima, coloque as batatas e o restante dos tomates e cebola.

Quarto passo.

Finalize a montagem colocando mais azeitonas por cima e o restante do azeite.

Quinto passo.

Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus, por aproximadamente trinta minutos.

Sexto passo.

Retire do forno e leve à mesa para servir.

Bacalhoada tradicional – Informações adicionais.


Esta receita de bacalhau é muito prática e rápida de ser feita. O tempo total de preparação fica em torno de 45 minutos e os ingredientes são suficientes para deixar até dez pessoas satisfeitas (10 porções generosas).

[/box]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias