Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pirenópolis reúne continente para discutir aftosa

Os países do continente latino-americano reúnem-se amanhã e depois (6 e 7), na

cidade de Pirenópolis, a 120 km de Goiânia, para discutir sobre febre aftosa. Goiás aproveita a oportunidade para mostrar ao mundo que está livre da aftosa há mais de vinte anos. Por sua vez, os hermanos de língua espanhola comemoram também o seu êxito.

O final de 2016 assinalou um novo marco no Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), visto que se completou cinco anos sem focos de febre aftosa em todo o território livre da doença na América do Sul e, por mais de três anos, novos focos não foram notificados em zonas e países sem reconhecimento sanitário.

Foram iniciadas ações destinadas a preparar a região para a transição para o status de livre sem vacinação, e definiram-se estratégias sub-regionais, dando-se prioridade a ações de cooperação técnicas conducentes ao reconhecimento sanitário nos países que ainda não estão livres da febre aftosa.

Neste contexto, a Cosalfa 44, em cumprimento de seu mandato, analisará a situação atual, à luz do Plano de Ação 2011-2020 do PHEFA e dos desafios de sua última etapa, devendo adotar resoluções relativas ao projeto de criação de um Banco Regional de Antígenos/Vacinas da Cosalfa (Banvaco), ao manejo das cepas de febre aftosa exógenas à região, e à necessidade de manter o sorotipo C nos programas de vacinação sistemática. Será também abordado o financiamento das ações contra a febre aftosa nos países livres que iniciarão a transição para o status sem vacinação.

A Cosalfa promoveu nos últimos dias 3 e 4, o Seminário Internacional “Última etapa do PHEFA: Em transição para a Erradicação”.

O encontro é constituído por 26 representantes de 13 países do continente americano, sendo um representante do setor público – o Diretor do Serviço Veterinário Oficial–e um representante do setor privado–relacionado com a mais alta entidade nacional que congregue aos produtores pecuários. Os 13 países continentais, membros da Cosalfa são: Argentina; Brasil; Bolívia; Chile; Colômbia; Equador; Guiana; Panamá, Paraguai; Peru; Suriname, Venezuela e Uruguai.

A Cosalfa é promovida pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) com o apoio do governo do Brasil, por intermédio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e do Governo de Goiás, através de sua Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias