Home / Cotidiano

COTIDIANO

Conflito envolve cartório, Legislativo e jornalista

Um conflito tem incomodado moradores de Formosa: a Câmara de Vereadores de Formosa expediu no final de 2016 solicitação ao titular do Cartório de Registro de Imóveis e 1º Tabelionato, José Túlio Valadares Reis Junior, para que apresentasse explicação sobre mudanças ocorridas no atendimento à população.

A Câmara de Vereadores, por unanimidade de seus vereadores, votou, em março deste ano, novo requerimento para que o titular apresentasse explicações e para dar ciência às reclamações feitas pela população e vereadores.

Diante das reclamações da população e de informações publicadas na imprensa, José Túlio teria se irritado e procurado a Polícia Civil para prestar queixa contra o jornalista Jander Paulo de Sousa, do jornal Tribuna News.

Conforme Jander, o jornal divulgou notas informando acontecimentos que envolvem o titular do cartório. A ação contra o jornalista e o veículo de comunicação fez com que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás emitisse Nota de Solidariedade ao jornalista Jander Paulo de Sousa, assinada pelo presidente da entidade, Luiz Antônio Spada.

A reportagem do DM tentou contato com o cartório para obter a versão de José Túlio, mas até o fechamento de edição o profissional não retornou as ligações.

Nota de solidariedade do sindicato

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás vem de público prestar sua solidariedade ao profissional Jander Paulo de Sousa, do jornal Tribuna News, de Formosa (GO), tendo em vista as ações que vêm sendo propostas contra ele pelo proprietário do Cartório de Registro de Imóveis e Primeiro Tabelionato de Notas de Formosa.

Para os jornalistas brasileiros, a liberdade de imprensa e de expressão é um princípio do qual a sociedade não pode abrir mão e deve lutar por ele em todas as instâncias. Querer tolher a divulgação de informações que contrariam interesses privados, como se vê no caso, é um atentado à liberdade de imprensa e de expressão.

Diante disso, o Sindicato dos Jornalistas repudia tais atitudes e reafirma aqui a sua solidariedade ao profissional.

Goiânia, 17 de maio de 2017.

Luiz Antonio Spada

Presidente

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias