Home / Cotidiano

COTIDIANO

O custo da má educação

Dados divulgados sobre o primeiro semestre de 2017 pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) servem de alerta para a administração municipal e estão relacionados diretamente ao comportamento dos cidadãos goianienses.

Em média, 900 toneladas de entulho são removidos diariamente pelos servidores do órgão. Só neste primeiro semestre, o acúmulo foi de mais de 160 mil toneladas. O lixo é jogado em praças, ruas e avenidas e contribui para o risco de transmissão de doenças, além de deixar a cidade mais suja.

Em comparação com a coleta de lixo orgânico, o número é pouco menor, 1,4 mil toneladas são recolhidas diariamente pelos caminhões convencionais, 38 mil por mês.

O presidente da Comurg, Denes Pereira, frisa que a responsabilidade do lixo é de todos e não só do Poder Público. “Somos responsáveis pelos resíduos gerados e pela correta destinação. Devemos nos preocupar em reduzir o consumo, em acomodar adequadamente o lixo, não descartar nas vias públicas e a separar o que pode ser reaproveitado ou reciclado. São medidas que colaboram com o trabalho da Comurg, pois 20% vão desnecessariamente para o aterro sanitário”, destaca.

Denes comenta que existem opções, como, por exemplo, ligar para o serviço do Cata-Treco, pelo telefone 3524-8555, ou WhatsApp 98596-8555 e agendar o recolhimento de móveis, eletrodomésticos e evitar que eles sejam descartados em locais indevidos. Além da separação do lixo reciclável para ser entregue à coleta seletiva.

Mutirões colaboram com limpeza urbana

Só nas frentes de serviços realizadas durante os dois mutirões da prefeitura, foram removidas 13 mil toneladas de entulhos. Os números impressionam. Foram registradas 2,1 mil viagens de caminhões da Comurg ao aterro sanitário em Goiânia.

Nas regiões Sul e Norte, foram atendidos 42 bairros e a expectativa é de que o trabalho de remoção continue sendo o mais solicitado por moradores, agora em Campinas e vizinhança, no próximo final de semana, 7 e 8 de julho.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias