Home / Cotidiano

COTIDIANO

Polícia Federal investiga suspeita de fraude no Enem 2017

O delegado da Polícia Federal, Franco Perazzoni, declarou que no último domingo (12/11) foi deflagrada a investigação Passe Fácil. Ao todo foram 62 mandados judiciais, sendo 31 de busca e apreensão e 31 de condução coercitiva, para investigar fraudes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em relação aos mandados cumpridos, o delegado disse que se referiam a candidatos inscritos no exame e que estavam sob suspeita de participarem de um processo fraudulento.

"Identificamos pessoas sob suspeita de terem fraudado e estão próximas de serem indiciadas. Então, sabendo que estariam fazendo a prova nesse ano, agimos no sentido de garantir que elas sejam punidas e evitar novas fraudes."

A investigação foi realizada em 13 estados: Pernambuco, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Há algumas semanas, uma outra investigação realizada também pela Polícia Federal, desmanchou uma quadrilha que fraudou o Enem 2016. Os mandados foram cumpridos antes do dia de realização das provas para evitar que a fraude se concretizasse.

A mesma atitude foi tomada nesta investigação. Os mandados foram cumpridos antes do horário da realização da prova, para que os envolvidos na fraude não realizassem a prova.

“Hoje é uma operação em que a gente apreende materiais eletrônicos, faz oitivas e, a partir daí, as investigações têm continuidade. Em princípio, incluem tanto pilotos [que realizam as provas e passam os gabaritos] quanto beneficiários”, explicou o delegado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias