Home / Cotidiano

COTIDIANO

Professor elenca 5 possíveis temas para a redação do Enem

Neste domingo (05/10), mais de seis milhões de candidatos farão a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar da prova ser aplicada neste fim de semana, muitos alunos ainda não sabem o que deve ser feito para aumentar a pontuação no texto, bem como quais são os temas que podem cair na redação.

Em entrevista ao Diário da Manhã, o professor Caetano Mondadori elencou cinco possíveis temas da avaliação. São eles:

  • A invisibilidade da população indígena
  • Caminhos para solucionar a crise carcerária brasileira
  • Os desafios da população idosa
  • Marginalização do deficientes físicos
  • O avanço das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids


4 dicas para ganhar mais pontos na redação

Ainda de acordo com ele, é necessário que o candidato se atente com algumas dicas que podem dar uma ajuda para aumentar a pontuação no texto. A primeira delas é que, apesar do aluno usar citações, é preciso que seja defendido um ponto de vista.

Outro aspecto pontuado por Mondadori é o uso de elementos coesivos tais como: entretanto, contudo, uma vez que estes indicam continuidade e fluidez na leitura.
A proposta de intervenção deve ser feita usando ideias e ações. Geralmente, esta parte fica no último parágrafo no texto.

O último ponto elencado pelo professor é observar a relação de ideias externas com o ponto de vista que será defendido.

O que não fazer

Caetano alerta que existem alguns aspectos primordiais que o candidato deve se atentar como não escrever menos de sete linhas e não se identificar no texto, uma vez que a redação poderá ser zerada.

Além disso, não deve-se defender discursos de ódio ou contra os direitos humanos. "A banca pode até não zerar a redação do candidato, caso ele faça alguma dessas práticas no texto, mas o aluno poderá ganhar uma pontuação baixa", complementa.

O professor ressalta ainda que outra prática comum e errada é o candidato rebuscar muito o texto. Para ele, o uso de termos difíceis faz com que a redação seja pouco fluída e pode até mesmo dificultar a leitura. O que não visto com bons olhos pela banca. "Texto bom não significa usar palavras difíceis", desmistifica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias