Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura cria campanha com ‘placas da consciência’

Foto: Divulgação/EPTC

Uma campanha que visa reduzir o número de infrações e mortes no trânsito foi lançada pela Prefeitura de Porto Alegre, nesta sexta-feira (22/12). A frase “Sem radar vale a consciência” foi instalada na Capital gaúcha e faz parte da ação de fim de ano que pretende chamar a atenção da população a respeito da responsabilidade ao dirigir.

De acordo com o Jornal do Comércio, o programa que conta com quatro placas móveis irão transitar pelas principais avenidas da cidade, principalmente em localidades com alto índice de acidentes.

Segundo informações da Prefeitura, as placas serão instaladas pela manhã e retiradas ao término do dia para evitar depredações. "Com o tempo pensamos em aumentar o número de placas pela cidade para conseguir atender mais vias e mobilizar as pessoas a dirigir de forma consciente", disse o presidente da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), Marcelo Soletti.

Ele ainda destacou que projetos que visam informar sobre a educação no trânsito são primordiais para a redução de infrações. "Em Porto Alegre tivemos uma redução de 5% no número de acidentes com mortes nas estradas em relação ao ano passado, diferente do restante do País, que tem seus índices de mortalidade no trânsito cada vez maior", afirmou.

O presidente comentou que em geral as pessoas são mais responsáveis quando a sinalização é ostensiva. "Quando o motorista ou pedestre vê algum agente de fiscalização de trânsito pelas ruas, ou vê algum tipo de sinalização, como radar e placas, normalmente a atenção dessas pessoas é maior", informou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias