Home / Cotidiano

COTIDIANO

Candidato critica Prefeitura de Morrinhos por questões racistas em concurso  

Questões da prova de conhecimentos gerais do certame da Prefeitura de Morrinhos, Goiás, estão causando polêmica. Isso porque o concurso realizado no último domingo (14/01), continha alternativas de respostas como: “Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu” e “Negro de deitado é um porco, e de pé é um toco”.

Segundo a redação do Curta Mais, alguns candidatos acusaram a banca responsável pela elaboração da prova, o Instituto Consulpam, de cometer ato racista, ao elaborar estas opções de respostas, sobretudo em um exame cuja temática era a indagação: “Qual a origem do racismo?”. Outros, porém, ficaram indiferentes e até mesmo acharam graça.

Um dos candidatos, o técnico em segurança do trabalho e músico profissional, Hélio de Araújo Júnior afirmou que ficou ofendido com a situação. De acordo com ele, desde o início da prova passou por muitos constrangimentos.

“Me senti humilhado por ser o único negro em sala, algumas pessoas olhavam para mim quando chegavam na questão rindo ou abaixavam a cabeça desaprovando aquilo", contou à reportagem.

"Falei com a fiscal de sala, ela não podia se manifestar mas acabou indo até a frente e falou que nos dias de hoje as pessoas lutam pelos direitos humanos e uma pergunta dessas foi no mínimo indiscreta e fora de contexto,” completou.

Junior contou ainda que abriu um processo contra a empresa e contra a Prefeitura de Morrinhos. “Foi muito difícil denunciar, você chega num órgão público e as pessoas acham isso normal. Ministério Público da minha cidade me disse que não viu crime algum nisso”, disse.

Procurada, a Prefeitura do município afirmou que a responsabilidade total da elaboração da prova é da Consulpam e que por este motivo não irá emitir nota oficial sobre o assunto. A empresa em questão ainda se pronunciou a respeito do caso.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias