Home / Cotidiano

COTIDIANO

SMS intensifica ações de vigilância contra febre amarela após morte de macaco

O trabalho de vigilância da febre amarela na capital foi intensificada após a morte de um macaco na região dos condomínios da região Leste de Goiânia que ocorreu nesta terça-feira (02/01). A Prefeitura orienta que quem nunca se vacinou contra a doença ou quem tem dúvidas se há comprovação do registro da vacina no cartão de vacinação procure uma unidade de saúde para se imunizar. As doses estão disponíveis para maiores de nove meses de idade.

Apesar da equipe de médicos veterinários da diretoria de Vigilância em Zoonoses identificar lesões características de atropelamento no corpo do primata, será realizado um trabalho de investigação para apurar se o animal não estava contaminado pelo vírus da febre amarela.

A Prefeitura esclarece ainda que morte dos macacos é considerada um evento de alerta para o risco de transmissão de febre amarela. Entretanto, os animais não são transmissores da doença e atuam como hospedeiros e sentinelas para vigilância da circulação do vírus em uma determinada região. A detecção do vírus entre eles auxilia no reforço das estratégias de controle do avanço da doença entre humanos.

Ao encontrar um macaco morto ou doente, a orientação da Prefeitura é que a diretoria de Vigilância de Zoonoses seja imediatamente notificada. O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, é o responsável por realizar o exame no cadáver ou coletar o material nos animais enfermos. As amostras são encaminhadas para análise em laboratório de referência. O serviço de captura é realizado gratuitamente todos os dias da semana. Os telefones para contato são: 3524-3131 ou 3524-3125.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias