Home / Cotidiano

COTIDIANO

Mais de 47 mil pessoas são imunizadas no primeiro dia de campanha contra a gripe

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) divulgou na última semana que 47.893 doses foram aplicadas em 56 unidades de saúde nesta sexta-feira (13/04), primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe na Capital.

O primeiro momento foi direcionado para às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos ou indivíduos com condições clínicas especiais. Para quem não pode se imunizar na sexta-feira, a SMS alerta que este grupo de risco poderá se vacinar até a próxima quinta-feira (19).

Os individuos que possuem doenças crônicas ou condições clínicas especiais precisam apresentar obrigatoriamente prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Já os trabalhadores de saúde devem comprovar vínculo de emprego no serviço público ou privado ou carteira de registro profissional.

De acordo com a Prefeitura, a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra o H1N1, H3N2 e uma variação do Influenza B.

Em relação aos grupos prioritários que recebem as vacinas nesta primeira etapa, a escolha se deu por fatores epidemiológicos e clínicos. 'Os dados apontam que os idosos, assim como os doentes crônicos, estão sujeitos a mais complicações e internações pelos vírus da gripe. Já os profissionais de saúde são os que auxiliam a população e lidam diretamente com os possíveis casos', explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim.

(Foto: reprodução Prefeitura de Goiânia)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias