Home / Cotidiano

COTIDIANO

MP-GO proíbe entrada de novos detentos na Central de Triagem do Complexo Prisional de Aparecida

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) solicitou à Justiça o relaxamento da prisão de presos provisórios detidos há mais de 120 dias na Central Regional de Triagem, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

A Central de Triagem tem capacidade para 330 presos, mas durante a inspeção do Ministério Público foi constatado que quase 700 estão detidos na unidade. Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), no complexo há 23 celas com capacidade para comportar 14 presos, mas cada uma abriga em média 30 pessoas.

A Central de Triagem é um dos cinco presídios que compõem o Complexo Prisional de Aparecida. Antes de ser transferido para um dos outros presídios os presos passam por lá. Cada preso pode ficar no máximo 30 dias na unidade, mas de acordo com o promotor que fez a inspeção, detentos estão há mais de três anos no local.

Em 2015, uma decisão judicial determinou que a população carcerária na unidade não pode passar de 330 pessoas. Este mês, dois presos foram espancados e mortos dentro da unidade prisional.

Um Inquérito Civil Público foi instaurado para apurar se houve desobediência pelo descumprimento da decisão de 2015.

(Foto reprodução)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias