Home / Cotidiano

COTIDIANO

Está em vigor lei que determina implantação de cabeamento subterrâneo de energia

Já está em vigor a lei que obriga a instalação de cabeamento subterrâneo de linhas de transmissão de energia acima de 69 quilowatts, as chamadas redes de alta tensão. A lei estabelece que um prazo de 20 anos para que as empresas de transmissão e distribuição de energia elétrica façam a substituição, mas exige a troca anual de pelo menos 5% dos cabos, com previsão de multa em caso de descumprimento.

“É uma vitória para Goiânia. A lei vai garantir mais segurança à população e eficiência ao serviço. O cabeamento subterrâneo é realidade em vários países e é sinal de progresso”, afirma o vereador Eliaz Vaz (PSB), autor do projeto.

Segundo informações da Câmara Municipal de Goiânia, o responsável pelo projeto acredita que, embora o investimento seja alto no início, a mudança trará benefícios a longo prazo. A cidade terá menos problemas com rompimentos de cabos, falta de energia e acidentes, sem contar a questão da poluição visual”, explica o vereador. A lei ainda prevê que arvores sejam implantadas no lugar dos postes removidos.

Há cinco anos, os moradores do Parque Anhanguera travam uma disputa com a Enel Distribuição Goiás, que comprou a Celg D e iniciou a implantação de rede de alta tensão no setor. Eles alegam que o local escolhido não está a uma distância segura das edificações. Com a publicação da lei, a implantação da rede está impedida definitivamente.

(Foto/Reprodução/Internet)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias