Home / Cotidiano

COTIDIANO

'Masculinidade' é critério em avaliação psicológica para vaga na PM do Paraná

Masculinidade, novo critério de avaliação. Um processo seletivo para a Polícia Militar do Paraná tem causado polêmica nas redes sociais após adotar a “masculinidade” como critério de avaliação psicológica. De acordo com o edital, o objetivo é analisar se os candidatos possuem o perfil ideal para o cargo.

Esse novo critério é descrito no anexo II do edital como “capacidade de o indivíduo em não se impressionar com cenas violentas, suportar vulgaridades, não emocionar-se facilmente, tampouco demonstrar interesse em histórias românticas e de amor”. Ainda de acordo com o edital, a “masculinidade” deve corresponder a um determinado grau pré-estabelecido.

Homens e mulheres com idade até 30 anos podem  concorrer às vagas, mas o número de vagas preenchidas por mulheres não pode ultrapassar 50% do total, em respeito à Lei Estadual nº 14.804/2005. A polícia afirmou por meio de nota que o novo critério foi interpretada de forma equivocada e que a finalidade é “avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de enfrentamento, aspectos estes extremamente necessários para o dia a dia da atividade policial militar”.

(Foto/Divulgação)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias