Home / Cotidiano

COTIDIANO

Pela primeira vez, desde a implantação, horário de verão começa em novembro

A partir do dia 4 de novembro, os brasileiros terão que adiantar os ponteiros do relógio em uma hora para dar início ao horário de verão. Já o fim deste horário continuará sendo o mesmo, no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Desde 1985, quando foi implementado no Brasil, este é o primeiro ano que o início do horário de verão foi alterado. Antes ocorria de outubro a fevereiro.

Neste ano, com um período de vigor mais curto, o horário de verão começa no primeiro domingo após o segundo turno das eleições. A medida foi autorizada pelo presidente Michel Temer, no ano passado, atendendo a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, a apuração de votos era atrapalhada, tendo em vista a diferença de fuso horário entre as cidades. A medida vai evitar diferença na divulgação do resultado do pleito de uma região para outra do País.

Adesões

O horário de verão só é válido para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo o Ministério de Minas e Energia, com o horário de verão ocorre um melhor aproveitamento da luz natural e reduz o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h.

(Foto/ TNOnline)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias