Home / Cotidiano

COTIDIANO

Prefeitura lança simulador do IPTU 2019

A Prefeitura de Goiânia divulgou nesta segunda-feira (24/09) um simulador que permite o contribuinte consultar o valor estimado para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019 a partir das mudanças propostas no novo Código Tributário Municipal (CTM).

Os consumidores poderão checar o imposto por meio do site www.iptugoiania.com.br e digitar o número da inscrição cadastral, dado disponível em qualquer boleto do imposto. Nele, será possível checar quanto foi cobrado pelo imposto em 2018 e quanto será em 2019, indica a diferença no preço e nas alíquotas, percentual que incide sobre o valor de algo. Além disso, é possível ver os detalhes da propriedade, como o valor venal, os tamanhos da área edificada e do terreno.

Pelo projeto encaminhado ao legislativo, se a reformulação do CTM for aprovada até 30 de setembro, mais de 562 mil imóveis terão menor alíquota de IPTU já em 2019, outros 102.237 terão aumento e 6.494 não sofrerão qualquer alteração.

Ainda de acordo com a prefeitura, o sistema mostra ao contribuinte, na prática, o efeito do fim das zonas fiscais, tributação por localização geográfica que até então vigora na Capital, e também da implantação da metodologia progressiva, que considera o preço como fator de taxação, independente do bairro onde o imóvel está situado.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias