Home / Cotidiano

COTIDIANO

Corpo de Bombeiros amplia o Programa Educacional Bombeiro Mirim

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) ampliará no Estado de Goiás o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM). Este projeto é destinado às crianças de oito a 12 anos, e possui como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação das nossas crianças, além de práticas esportivas e sócio recreativas.

As crianças terão uma multiplicidade de experiências, que utilizam como referência valores de cidadania e civismo, como: ética, respeito à pluralidade cultural, valorização e preservação do meio ambiente focando no consumo consciente dos recursos hídrico, bem como a importância da preservação das nascentes, compromisso com as ações básicas de saúde, orientação sexual e inserção do aluno no mundo globalizado de forma consciente e crítico-transformador.

Durante o tempo em que os alunos estão nos quartéis não estão nas ruas, e quando vão para casa são agentes multiplicadores das responsabilidades deles na sociedade. Ser Bombeiro Mirim é aprender a ser um cidadão completo ciente dos seus direitos e deveres.

O Programa será oferecido em regime anual, nas dependências das Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar, com carga horária de 350 horas aula e o processo seletivo será regido por Edital. Inicialmente, a implantação ocorrerá na Região Metropolitana de Goiânia, com o objetivo de ser ampliado nas 50 unidades operacionais, distribuídas no Estado de Goiás.

Serão oferecidas vagas no período matutino e vespertino, aos candidatos que preencherem os requisitos previstos, sendo o quantitativo máximo de 30 alunos por sala de aula e o preenchimento das vagas será realizado através de sorteio.

Desde o ano de 1997, a corporação executa o programa em suas unidades e mais de 10 mil crianças foram formadas. A atualização do programa permitirá um aumento significativo no número total de crianças atendidas, a expectativa é do alcance de seis mil inscrições por ano em todo o estado.

O programa concederá oportunidade às crianças de vivenciarem a rotina de trabalho dos bombeiros através do Curso de Formação de Bombeiro Mirim. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás é o responsável pela implantação do Programa e, em parceria com a Fundação Dom Pedro, entidade assistencial aos Bombeiros Militares, será a Coordenadora do novo formato.

Texto: 1° Ten QOC Geovanna Karla Rocha- Coordenadora Estadual do Programa Educacional Bombeiro Mirim

Confira o vídeo de divulgação do projeto Bombeiro Mirim:

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Bombeiros resgatam criança que prendeu a cabeça em grade

    Segundo a mãe da criança, a menina tentava sair de casa pela grade quando ficou presa

    Publicado terça-feira, 23 de abril de 2024 - 16:05

    / Atualizado terça-feira, 23 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Recém nascido engasgado com leite materno é salvo por PRF na BR-060

    Após identificaram a dificuldade para o bebê respirar, os agentes iniciaram a Manobra de Heimilich, que consiste na desobstrução das vias aéreas

    Publicado terça-feira, 23 de abril de 2024 - 08:41

    / Atualizado terça-feira, 23 de abril de 2024

  • COTIDIANO

    Suspeito de matar cães é preso

    Populares ficaram assustados com tamanha brutalidade

    Publicado segunda-feira, 22 de abril de 2024 - 20:21

    / Atualizado segunda-feira, 22 de abril de 2024

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias