Home / Cotidiano

COTIDIANO

Novo laudo diz que vídeo íntimo de João Dória seria verdadeiro

Contrariando laudo anterior­mente divulgado, novo laudo rea­lizado pelo perito criminal Onias Tavares de Aguiar e divulgado nes­ta sexta-feira (26), confirma a ve­racidade do vídeo íntimo que ga­nhou as redes sociais esta semana e atesta que o homem filmado tem características físicas semelhantes à de João Dória

METODOLOGIA

Como metodologia de análise, o perito criminal do Estado de São Paulo Onias Tavares de Aguiar ex­traiu todos os frames (imagens) do vídeo objeto de exame os quais apa­receram as imagens da investigada e cotejou no que foi possível e que te­nha apresentados interesse pericial, “ampliando e aplicando técnicas de software para ressaltar os pontos de interesse pericial”. A ferramenta de trabalho principal trata-se do Soft­ware Amped Five 2010.

“O vídeo é colorido, possui a dimensão de 400 x 720 pixels e foi gravado na velocidade de 29 fra­mes por segundo, segundo a infor­mação do “box” de suas proprie­dades. Isto caracteriza vídeo de moderada qualidade com mobili­dade real das pessoas gravadas (os movimentos são apresentados em velocidade real). A análise mostra que o vídeo possui a velocidade de 30 quadros por segundo. Cada fra­me é composto de imagens com 92 DPI de resolução que é consi­derada de baixa resolução”.

DOS EXAMES

O vídeo com cerca de 20 segun­dos mostra uma ato sexual coletivo envolvendo 5 mulheres de aparên­cia jovem e 1 homem de meia ida­de. O homem está completamente nú e as mulheres estão nuas ou com trajes sumários (calcinhas).

SEQUÊNCIA DE FRAMES

O vídeo é curto onde o principal objeto seria o personagem mascu­lino principalmente em função da imagem pública que representa.

Assim, o relator mesmo corren­do o risco de produzir um trabalho exaustivo e quantidade demasiada de imagens, reproduzirá todos os frames na sequência que aparece o rosto, mesmo que parcial, do per­sonagem masculino.

Também fará os devidos comen­tários técnicos quando pertinentes.

Estudo da proporção entre dis­tância entre olhos e lábios com sorriso.

As convergências de caracterís­ticas são suficientes para confirmar a real compatibilidade entre o físi­co do personagem masculino que aparece no vídeo questionado e as imagens de João Dória não sendo possível descartar por completo que seja a mesma pessoa.

CÂMERA ESPIÃ

Pode-se concluir que uma pes­soa posicionou uma câmera espiã, possivelmente amadora e gravou a cena da práti­ca sexual grupal. Assim: As imagens não sofreram quaisquer interpolações sequencias na linha de tempo; Ainda que se ve­rifiquem algumas dupli­cações de imagens, estas não naturais dos algorit­mos de compressão de dados e não configuram fraudes. Como demons­trado no corpo do laudo, tais duplicações apare­cem tanto nas imagens em o ros­to do personagem masculino está exposto quanto nas imagens que o personagem está encoberto pela presença de alguma mulher.

Foram constatadas mudanças de contraste e nitidez que tam­bém não configura fraude. Tra­ta-se de vídeo baixa qualidade gravados na presença de diver­sas fontes de luzes (direta e in­diretas). Considerando que as mulheres estavam sempre em movimento, qualquer passagem delas entre alguma fonte de luz e objeto focado ocasiona mudan­ça de contrate; Foram constata­das granulações de imagens sen­do comum em qualquer vídeo amador e de baixa qualidade e sem qualquer outro tratamento

CONCLUSÃO

“Conclui-se que o vídeo não foi adulterado e nem alvo de qualquer manipulação. Trate-se vídeo autên­tico, onde ressaltamos tratar-se de um trecho de 20 segundos de um vídeo maior o qual não foi apresen­tado para análise”, indica o perito.

CONFIRA OS PRINCIPAIS RESULTADOS DA ANÁLISE:

As imagens não sofreram quaisquer interpolações sequencias na linha de tempo

Ainda que se verifiquem algumas duplicações de imagens, estas não naturais dos algoritmos de compressão de dados e não configuram fraudes. Como demonstrado no corpo do laudo, tais duplicações aparecem tanto nas imagens em o rosto do personagem masculino está exposto quanto nas imagens que o personagem está encoberto pela presença de alguma mulher;

Foram constatadas mudanças de contraste e nitidez que também não configura fraude. Trata-se de vídeo baixa qualidade gravados na presença de diversas fontes de luzes (direta e indiretas).

Considerando que as mulheres estavam sempre em movimento, qualquer passagem delas entre alguma fonte de luz e objeto focado ocasiona mudança de contraste.

Foram constatadas granulações de imagens sendo comum em qualquer vídeo amador e de baixa qualidade e sem qualquer outro tratamento.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias