Home / Cotidiano

COTIDIANO

Goiânia terá nova linha de ônibus a partir desta quarta-feira

Goiânia ganhará uma nova linha de ônibus a partir desta quarta-feira (07/11). Com o itinerário 930, a rota liga o Terminal Padre Pelágio ao Terminal Bandeiras. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, estudos técnicos realizados pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) identificaram um grande fluxo de passageiros entre as regiões Noroeste e Sudoeste da capital. Para atender a esta demanda foi planejada a linha 930, que ligará as duas regiões, proporcionando aos passageiros mais rapidez nas viagens, além de acesso a mais áreas da cidade.

A nova linha irá ofertar cerca de 161 mil lugares por mês aos passageiros que serão atendidos nos dois sentidos da linha. A partir do Terminal Padre Pelágio, o passageiro poderá seguir para o Terminal Bandeiras, passando pela Avenida Consolação, sem necessidade de realizar nenhuma outra conexão. Estima-se uma economia de 22 minutos por viagem comparado com o tempo que hoje se gastaria para cumprir esse mesmo percurso.

Com cerca de 17 quilômetros de extensão, a linha irá atender ao longo de seu trajeto 12 bairros. Além de atravessar importantes setores como o Bairro Ipiranga, Bairro São Francisco, Vila Mauá e Jardim Europa, o trajeto irá percorrer quase toda a Avenida Consolação, importante via comercial da capital, e ainda, proporcionar acesso a escolas, postos de saúde, batalhão de polícia, atacadista e ao viaduto no início da BR-060, no setor Vila Canaã.

O crescimento das grandes cidades tem criado novas centralidades, com atividades diversas nos bairros, das quais nascem novas oportunidades para que as pessoas desenvolvam atividades em locais próximos, trabalhem, morem e estudem, o que pode contribuir para evitar os longos deslocamentos diários bairro/centro e centro/bairro. Em Goiânia o crescimento dessas centralidades gerou novas necessidades de deslocamentos, principalmente entre as regiões, reduzindo distâncias e ligando novos polos da cidade.

Para atender às novas necessidades da cidade foram realizados estudos técnicos que embasam a criação das novas linhas, que visam responder a estas novas demandas que, a cada dia, surgem nos arredores de Goiânia. A finalidade é melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso ao transporte público, acompanhando o desenvolvimento da cidade, garantindo mobilidade e facilidades à vida d

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias