Home / Cotidiano

COTIDIANO

Presidente do CISRIVA passa a integrar a CONACI – BR em Goiás

A Prefeita da Cidade de Goiás Selma de Oliveira Bastos Pires, Presidente do CISRIVA – Consórcio Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho Araguaia, foi eleita para o ocupar o cargo de Secretária da CONACI – BR em Assembleia realizada em Minas Gerais no último dia 31.

A CONACI – BR atua em nível nacional representando os consórcios intermunicipais do Brasil. A entidade é sediada em Minas Gerais e tem atuação no sentido de fortalecer os Consórcios através de disseminação do conhecimento, orientação, articulação junto às Prefeituras, Assembleias Legislativas e Congresso Nacional. A CONACI também tem ocupado espaço de discussão em várias instâncias do SUS e mantém diálogo com o Ministério da Saúde, entre outras ações. Minas Gerais é um dos Estados que seguem na vanguarda em se tratando de consórcios intermunicipais.

São mais de 70 consórcios em funcionamento nas mais diversas áreas, especialmente na área da saúde. Com relação ao SUS, o papel dos Consórcios na saúde pública de Minas é fundamental. Estado e municípios entenderam o poder do consorciamento, do fazer juntos, do custo benefício otimizado e o mais importante, da melhora da qualidade do atendimento aos usuários. Hoje os Consórcios em Minas Gerais são considerados a melhor ferramenta para o apoio na execução do Sistema Único de Saúde.

O CISRIVA – Consórcio Público Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho Araguaia presidido pela Prefeita Selma de Oliveira Bastos Pires sediado na Cidade de Goiás é um dos primeiros Consórcios Intermunicipais de Saúde a entrar em funcionamento no Estado de Goiás. Em 2017 iniciaram as atividades formais e sua atuação vem crescendo paulatinamente. Atualmente a Instituição é composta por 16 municípios que perfazem uma população de 160.000 pessoas.

O Diretor Executivo do Consórcio Vandré Borges Santana, que já foi Coordenador da Regional de Saúde Rio Vermelho, relata que nos últimos 3 meses foram realizados cerca de 1000 procedimentos incluindo consultas médicas e exames. A Prefeita Selma também faz questão de informar que está prevista a realização de cerca de 100 cirurgias de catarata para o mês de dezembro e frisa que todos os procedimentos são realizados pelo SUS.

No ano anterior foram 66 cirurgias realizadas. O CISRIVA, dado a sua atuação, foi convidado através de sua Presidente, para compor a Diretoria da CONACI. A eleição se deu no último dia 31 na sede da Associação Mineira dos Municípios e a nova Diretoria ficou assim composta: Presidente: Welington Marcos Rodrigues – Prefeito de Mar de Espanha/MG e Presidente do CIESP, Vice Presidente: Irineu Orth – Ex Prefeito de Tapera/RS, atual Suplente de Senador, 1° Secretário: Gilson Antônio de Sales Amaro – Prefeito de Santa Tereza/ES e Presidente do COINTER, 2° Secretário: Selma de Oliveira Bastos Pires – Prefeita da Cidade de Goiás/GO e Presidente do CISRIVA, Tesoureira: Maria Jucélia Baesso Procaci – Prefeita de Santana de Cataguases/MG e Presidente do CISUM, Diretor Geral: Vanoir Koehler – Secretário Executivo do CIS – JACUÍ em Sobradinho/RS, Diretora Adjunta: Selma Santiago Nunes – Secretária Executiva do COPIRN em Natal/RN. Superintendente: Monica Loureiro Muller Pessoa – Secretária Executiva do CIESP em Bicas/MG. Além desses nomes Vandré Borges Santana, Diretor Executivo do CISRIVA, que na oportunidade representava a Presidente do Consórcio, foi convidado a compor o Conselho Fiscal da Instituição.

A nova Diretoria foi eleita para o biênio 2019-2020 e prevê ações no sentido de fortalecer os Consórcios no Brasil. Uma das propostas é a aproximação com Câmara dos Deputados e Senado Federal no sentido de aprovar pautas importantes aos Consórcios que já estão em discussão, além de apresentar novos projetos. Para isso a Confederação planeja fortalecer a já existente Frente Parlamentar Mista em defesa dos Consórcios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias