Home / Cotidiano

COTIDIANO

Aplicativo SiMRmtc implanta funcionalidade para deficientes visuais

O aplicativo SiMRmtc é uma importante ferramenta tecnológica desenvolvida pelo RedeMob Consórcio que permite ao passageiro acompanhar em tempo real os horários dos ônibus em suas linhas de interesse e, assim, ter condições de planejar melhor seu deslocamento na Região Metropolitana de Goiânia. O aplicativo já conta com mais de 300 mil downloads e tornou-se um grande aliado do passageiro na economia de tempo já que agora ele sabe exatamente quantos minutos seu ônibus vai passar no ponto ou terminal, além de amenizar os transtornos causados aos clientes do transporte público em decorrência de imprevistos como congestionamentos, interdições de vias e fatores climáticos.

Com o lançamento da versão acessível do app SiMRmtc, os deficientes visuais também poderão ter acesso às informações sobre linhas, trajetos, pontos de embarque, pontos de venda de recarga SitPass, planejar sua viajem, fazer sugestões, elogios, denúncias e reclamações. Além de programar um alarme para ser avisado quando o veículo estiver próximo e até avaliar a viagem. A funcionalidade foi implantada no aplicativo com o objetivo de atender inicialmente cerca de 1.700 pessoas cadastradas no Passe Livre do Deficiente Visual atendidos pela Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). Todavia, segundo estimativas, a Região Metropolitana de Goiânia tem mais de 30 mil deficientes visuais que poderão agora ter seu acesso facilitado ao transporte coletivo.

Todo aplicativo passa por um histórico de amadurecimento e melhorias, o que não será diferente para as funcionalidades de acessibilidade do SiMRmtc acessível, apesar de seu tempo de operação e base instalada. Para que seja feito o aprimoramento, é preciso aumentar a base de usuários destas funcionalidades. A versão acessível já está disponível para smartphones com sistema operacional Android e devido a algumas regras burocráticas da Apple, a versão para iOS será lançada nos próximos 15 dias.

O lançamento da versão acessível do aplicativo SiMRmtc será feito pelo prefeito Iris Rezende, que na ocasião também irá assinar um expediente de encaminhamento do Projeto de Lei das Calçadas à Câmara Municipal e firmará convênio com a Associação dos Acidentados do Trabalho do Estado de Goiás (ACITEG) para a implantação do Banco Municipal de Cadeira de Rodas.

Também estarão presentes no evento, representantes da Câmara Municipal, o secretário de Direitos Humanos, Filemon Pereira, o superintendente municipal da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, o diretor executivo do RedeMob Consórcio, Leomar Avelino Rodrigues, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Fernando Meireles, Vander Saraiva, empresário e parceiro no projeto “Banco de Cadeiras de Rodas”, os consultores oficiais de acessibilidade, professores Audiê Silva Gomes (plataforma iOS) e Romeu Fernandes de Lima (plataforma Android), este último fará uma demonstração ao vivo das funcionalidades.

Funcionalidade acessível do App

A fim de viabilizar a acessibilidade dos deficientes visuais ao aplicativo SimRmtc os seguintes recursos foram implementados:

· Detecção automática da funcionalidade de leitura de tela ativa, normalmente utilizada pelo cliente com deficiência visual e capacidade de leitura reduzida de todas as telas do aplicativo;

· Apresentação da distância do cliente (em metros) até o ponto de ônibus próximo, com base em sua localização atual;

· Viajem guiada com informações sobre o percurso e sinalização de quando descer do ônibus, conforme destino programado (este recurso utiliza o Google Maps);

· Consulta de horários em tempo real, com feedback sonoro informando quanto tempo resta para a chegada de seu ônibus ao ponto de parada (de 5 em 5 minutos, quando este intervalo for superior a 5 minutos, e de 1 em 1 minuto, quando o intervalo for inferior a 5 minutos).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias