Home / Cotidiano

COTIDIANO

Itego de Porangatu planeja cursos para atender produtores da agricultura familiar

A diretoria do Itego Maria Sebastiana da Silva, em Porangatu, se reuniu nesta quarta-feira (03) com representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do município para o planejamento de uma futura parceria que visa melhorar a qualidade de vida do produtor rural da região.

Há 22 anos trabalhando no sindicato e com bastante conhecimento de causa, a secretária Luciana Fernandes apresentou à equipe do Itego projetos em planejamento e outros que já estão sendo realizados, como por exemplo, a Feira da Agricultura Familiar de Porangatu, que acontece na cidade no próximo dia 10. A intenção é promover o comércio dos produtos produzidos pelos assentados da região.

De acordo com Luciana, são projetos que fortalecem a agricultura familiar em toda região. “Temos 18 assentamentos, pela Reforma Agrária, que acolhem aproximadamente mil famílias. Precisamos, juntos, pensarmos em projetos que acrescentem conhecimento a essas famílias, para que elas possam sobreviver de suas próprias produções e melhorar a sua qualidade de vida”, ressaltou.

Para a diretora do Itego de Porangatu, Thaís Pereira Cesário, a parceria vem de acordo com o objetivo da Rede Itego, que é capacitar o cidadão para o mercado e para uma melhor qualidade de vida. “Oferecer conhecimento e capacitar para o mercado de trabalho é o que buscamos diariamente proporcionar aos nossos alunos. Os cursos da Rede Itego são elaborados de acordo com a necessidade de cada município. Por isso, vamos levar essa demanda aos profissionais do Ibraceds e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI), para que, juntos, possamos avaliar e planejar a melhor forma de levar o conhecimento a estes produtores rurais”, enfatizou a diretora.

O Itego de Porangatu atende hoje cerca de 500 alunos com 17 cursos técnicos, capacitação e qualificação profissional. Os cursos oferecidos são presenciais e também à distância, onde o aluno pode assistir às aulas pelo computador.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias