Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dicas de higienização dos celulares para conter a propagação do vírus

Segundo o médico infectologista Caio Rosenthal, aparelhos celulares podem ser um meio de propagação do vírus, já que usamos frequentemente e depois tocamos em objetos como corrimão, maçanetas e etc. " O aparelho pode ser um meio eficiente de transmissão, principalmente se emprestado para outras pessoas." Afirma Caio

Ao tossir, falar ou espirrar, por exemplo, o vírus se espalha por meio de gotículas, que são um "transporte", e permitem ao vírus ficar em superfície como maçanetas, apoios de transporte público, botões de elevadores, teclas de computador, celulares, entre outros.

A melhor maneira de prevenção contra o coronavírus é usar água e sabão, ou limpar as mãos com álcool. Não é recomendável passar esses produtos diretamente em celulares, por serem eletrônicos. O problema é que as telas sensíveis ao toque (touchscreen) dos aparelhos não são simplesmente vidro: elas contam com algumas tecnologias protetoras, como uma película oleofóbica, que permite manter o aparelho livre do óleo que as mãos geram.

O uso de alguns produtos químicos, como cloro, água sanitária ou álcool líquido com alta concentração, podem danificar aparelhos eletrônicos.

A Apple e a Samsung divulgaram algumas dicas do que usar e não usar na hora de fazer a limpeza dos aparelhos. Veja as recomendações das empresas:

O que é ideal:

  • Desligue o aparelho: é necessário retirar a capa e desconectar cabos e acessórios.
  • Use álcool isopropílico com concentração 70%: ele é conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos pois sua composição tem pouca água, o que impede a oxidação das peças. Segundo a Samsung, o álcool etílico contendo a mesma concentração, também pode ser utilizado. Não é recomendável jogar o produto diretamente no aparelho, o ideal é colocar o produto em um pano limpo.
  • Use somente panos macios que não soltem fiapos: evite toalhas, lenços abrasivos, papel-toalha e itens parecidos. A Samsung recomenda usar pano de microfibra.
  • Limpe a capinha: as capas acumulam muitas bactérias, se elas forem feitas de plástico, silicone ou algum material semelhante, é possível usar água e sabão e deixar secar. Materiais como couro devem ser limpos com produtos apropriados.

O que não fazer:

  • Não coloque nem borrife álcool líquido no aparelho: mesmo o álcool que evapora rapidamente, ainda sim pode danificar partes sensíveis do aparelho, como entradas de energia, fone de ouvido ou auto-falantes.
  • Não limpe o aparelho enquanto estiver conectado á tomada: essa é uma recomendação da Apple, umidade e energia elétrica não combinam.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias