Home / Cotidiano

COTIDIANO

Alerta: SP, RJ, DF e CE tem a maior concentração de casos por coronavírus

Reunidos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal preocupam as autoridades de saúde, pelas estatísticas de dados repassados por infecção por coronavírus, pesquisas apontam que a cada dez casos confirmados no Brasil sete são confirmados nesses estados. Além disso a cada dez mortes no país oito são registradas nessas quatro unidades federativas.

Além disso não são apenas esses dados que deixam em alerta "as pessoas que se deve ter mais atenção em todo território nacional" no enfrentamento contra a covid-19, como analisa o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. De acordo com ministro, essas são as regiões em que "estamos dedicando uma atenção mais detalhada e sem perder a atenção nas demais cidades brasileiras."

Vulnerabilidade social, localização geográfica e dimensão dos estados foram apresentados nos últimos dias por Mandetta e sua equipe no Ministério da Saúde para justificar a preocupação.

Mas a ligação desses elementos pode ser resumida em um ponto: circulação. O quarteto, segundo Mandetta, apresenta "maior probabilidade de termos grandes movimentos".

Com sustentação de dados levantados pelo ministério até a última sexta (3), os estados apontavam os dados mais alarmantes na comparação de incidência de casos de coronavírus por bloco de 100 mil habitantes.

  • Distrito Federal: 13,5 casos a cada 100 mil pessoas
  • São Paulo: 8,8 casos a cada 100 mil pessoas
  • Ceará: 6,9 casos a cada 100 mil pessoas
  • Rio de Janeiro: 6,4 casos a cada 100 mil pessoas

Fazendo um levantamento do país todo, esse dado é de 4,3 casos. "Aqui a gente pode comparar um estado com o outro, medindo com a mesma métrica", explicou, na última quarta (1º), o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira.

*Com Informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias