Home / Cotidiano

COTIDIANO

Entidades médicas são contra o uso da cloroquina

A cloroquina ou hidroxicloroquina é um dos medicamentos citados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o tratamento da covid-19, mesmo sem ter comprovação de que o mesmo funciona. No final de semana foi a vez do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) manifestar o seu apoio ao uso do medicamento, durante uma live com o jornalista Alexandre Garcia.

O DM Online no último sábado teve a oportunidade de falar com o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano no Piauí, onde o medicamento é usado no tratamento para a covid-19 desde o início. Mas segundo o próprio médico não há um número que comprovem a eficácia do medicamento no tratamento para a doença. Tanto que o diretor da unidade informar que o melhor resultado ele obteve a partir da aplicação de corticóides.

Como o assunto vem sendo bastante discutido e sendo pauta nos principais jornais do país, outras entidades médicas se posicionaram sobre o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina no tratamento para a doença. No intuito de orientar os profissionais a adotarem a melhor opção para o tratamento, foi publicado um documento com diretrizes para o uso de alguns medicamentos que vem sendo usados para tratar a covid-19.

O documento é assinado pela Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pneumonia e Tisiologia. O documento que foi assinado em comum acordo pelas entidades mostra uma tabela com o resultado dos testes feitos com os medicamentos, e as recomendações com diretrizes para serem seguidos ou adotados durante o tratamento para covid-19.

O primeiro medicamento que aparece é cloroquina, na qual avaliação feita pelos órgãos diz que o mesmo tem baixa ou quase nenhuma eficácia no tratamento para a covid-19, em seguida vem o uso da hidroxicloroquina juntamente com azitromicina, que segundo as entidades possuí baixa eficácia no tratamento para a doença. Na tabela eles indicam que outros medicamentos tem baixa eficácia ou que a mesma é muito baixa no tratamento para a doença.

Confira a tabela:

Protocolo para uso da cloroquina foi encaminhado ao presidente pelo ministro da Saúde interino

Vale ressaltar que nesta terça-feira (19) o ministro interino da Saúde General Eduardo Pazuello levou o protocolo que indica a cloroquina ou a hidroxicloroquina para avaliação do presidente Jair Bolsonaro. Entretanto o mesmo só será usado a partir da assinatura de um médico, para que o protocolo seja utilizado no tratamento da covid-19.

Antes desse protocolo ser feito para o uso do medicamento, tanto o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta como Nelson Teich foram contra o uso da cloroquina, sem ter uma comprovação de que o mesmo é eficaz no tratamento do coronavírus. A diferença de posicionamento dos dois ex-ministros e do presidente, fez com que ambos deixassem a pasta, Mandetta foi substituído por Teich, que não chegou a ficar um mês no cargo e pediu demissão da pasta.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias