Cotidiano

Ernesto Roller pede "amor ao próximo" para governador do DF, que deseja barrar doentes que moram no Entorno

Secretário de Governo pede ao governador do DF que não discrimine moradores do Entorno diante pandemia

diario da manha

O secretário de Governo de Goiás, Ernesto Roller, divulgou nesta quinta-feira, 14, apelo em suas redes sociais para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).

Ex-prefeito de Formosa, uma das principais cidades da região do Entorno, Roller pede que o chefe do Executivo do DF não vire as costas para o povo que mora na região.

O governador teria dito que não receberá doentes do Entorno nos hospitais de Brasília durante a pandemia de Covid-19.

A região do Entorno do Distrito Federal está localizada em Goiás e Minas Gerais, mas tem em sua maioria pessoas oriundas de outros estados que buscavam trabalho do DF.

Legalmente, Goiás não tem obrigação exclusiva de atender a região, já que lei complementar federal constituiu o Entorno. Antes da criação de Brasília, o Entorno abrigava apenas cidades históricas e independentes da capital, como Luziânia, Pirenópolis e Corumbá de Goiás.

Águas Lindas, por exemplo, tem apenas 8% de seus moradores nascidos em Goiás. A população em sua maioria trabalha no Distrito Federal e paga ali parte de seus impostos.

Não se sabe o motivo do comentário de Ibaneis, mas sua postura foi considerada fora de propósito, já que milhares de moradores cruzam os limites da unidade da federação.

Roller foi educado e lembrou que Goiás oferece território e água para o Distrito Federal.

“Governador Ibaneis, somos goianos, somos do Entorno, muitos vieram para cá como o senhor veio para Brasília. Em busca de novas oportunidades., não vire as costas para este povo. Temos que dar as mãos”.

Roller é o principal líder político da região, com mandatos de deputado e atuações em várias esferas do poder público.

Comentários